Billy Idol no Rock In Rio 2022
Foto por TMDQA! / Diego Castanho

Ícone do Punk Rock por quase 50 anos, Billy Idol participou recentemente do podcast Turned Out a Punk e refletiu sobre o uso inicial da suástica no movimento.

Na conversa, Idol relembrou seu tempo com a banda Generation X na década de 1970 e descreveu o contexto que envolvia a suástica como “arte performática”.

Pegando de exemplo um show feito pelo Siouxsie and the Banshees em Paris, na França, abrindo para o Sex Pistols, Billy disse (via Loudwire):

“Foi meio louco porque era uma espécie de fim da Segunda Guerra Mundial na França [na época]. E, então, Siouxsie estava usando seu traje de porteira noturna, com a suástica estampada, e estava deixando os franceses de esquerda loucos porque eles não entendiam que isso era uma espécie de arte performática. Eles simplesmente achavam que ela era – porque eram praticamente comunistas –, achavam que ela era anticomunista e não percebiam que isso fazia parte da arte performática Punk.”

Na conversa, Idol também destacou que, na época, o público ficou “muito chateado” com a vestimenta de Siouxsie, forçando os músicos a saírem escondidos após a apresentação:

“Nós meio que escapamos pelo palco. Pistolas apareceram no palco e fomos para os bastidores para escapar da plateia. Eles estavam ficando muito irritados.”

Compreensível, né?

Billy Idol fala sobre o uso de suásticas pelo Punk Rock nos anos 1970

Vale lembrar que o movimento Punk usava símbolos políticos como forma de protesto contra os conservadores e Billy explicou que muita gente não entendia a mensagem que o uso da suástica por eles deveria passar.

Citando Vivienne Westwood e Karl Marx, Idol afirmou:

“Eles simplesmente não entendiam o aspecto artístico performático da moda londrina do Punk. Estávamos refletindo sobre o que a sociedade britânica estava fazendo conosco ao usar esses tipos de símbolos políticos. Como Vivienne Westwood combinava a suástica com símbolos comunistas, Karl Marx. E isso tudo era um pouco como um ‘foda-se’ para as forças conservadoras na Inglaterra, pois sentíamos que elas estavam se tornando fascistas. Então, pensávamos: ‘Ah, se vocês vão se tornar fascistas, então vamos refletir isso de volta para vocês.’ Era um aspecto performático da maneira como nos vestíamos que as pessoas não entendem mais. Elas não entendem esse aspecto do estilo Punk Rock de se vestir. [Foi] uma espécie de reflexão sobre os poderes constituídos. ‘É isso que vocês querem que sejamos? Vocês querem que sejamos fascistas? Ah, que tal nos vestirmos assim para assustar vocês?’ E funcionou.”

Ainda bem que tudo mudou e a suástica hoje é condenada em qualquer contexto!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!