As 5 bandas que mais influenciaram o revival do Emo nos anos 2020
Imagens: Divulgação

Estilos musicais realmente bons nunca morrem, especialmente aqueles que conseguiram marcar a estética de uma geração – como foi o caso com o Emo, um dos subgêneros mais populares do Rock naquele comecinho de anos 2000.

Por isso estamos vendo um “revival” da época de ouro do Emo, e não estamos falando só da nostálgicas e muito bem-sucedidas turnês de reunião de bandas como My Chemical Romance lá fora e NX Zero aqui no Brasil, além de outras que seguiram firmes (quase) esse tempo todo, como Paramore, Fall Out Boy e Fresno.

Mas a renovação do Emo também está nos lançamentos de jovens artistas atualmente, e o exemplo perfeito é a maravilhosa Willow, que já navegou muito bem pelo Pop e o R&B em sua já extensa carreira, mas em 2022 acertou em cheio com <COPINGMECHANISM>, álbum que resgata as guitarras e letras pesadas dos anos 2000.

Bandas do “real Emo” também influenciaram nova geração

Essa, digamos, “terceira geração” do Emo surgiu ainda nos anos 2010 com bandas como Joyce Manor e Touché Amoré, que traziam a essência mais crua do que costuma ser chamado de “real Emo” nos anos 1990, representado por nomes como Jimmy Eat World, Sunny Day Real Estate, Mineral e Taking Back Sunday.

Mais recentemente, dá pra citar uma lista de artistas nacionais e internacionais que dedicaram músicas ou álbuns inteiros ao Emo, incluindo Phoebe Bridgers, Snail Mail, Glass Beach e as brasileiras Bullet Bane, Cefa e Day Limns, abordando temas mais atuais, mas ainda profundamente sentimentais como ansiedade e desconexão social.

Pensando nisso, o TMDQA! ranqueou as 5 bandas clásiscas do Emo que mais influenciaram o revival do estilo na década em que vivemos hoje. Se liga!

As 5 bandas que mais influenciaram o “Emo revival”

5. Fall Out Boy

Tirando um pequeno hiato no início dos anos 2010, a banda de Patrick Stump se mantém na ativa desde 2001, e em meados daquela década emplacou vários sucessos com os excelentes discos From Under the Cork Tree (2005) e Infinity on High (2007).

Recentemente, depois de uma turnê mundial que passou pelo Brasil em 2022, eles decidiram resgatar aquela sonoridade com o álbum So Much (for) Stardust (2023), o que certamente trouxe o Fall Out Boy de volta para os ouvidos dos jovens.

No products found.

4. Panic! At The Disco

O P!ATD é provavelmente a banda que mais trouxe novidades para o Emo no início dos anos 2000, com seus elementos de cabaré, circo e teatro que transpareciam nos shows, na imagem dos músicos e em hits como “I Write Sins Not Tragedies” e “Nine in the Afternoon”.

A banda sofreu várias transformações ao longo dos anos, se manteve altamente popular mesmo quando se tornou um projeto solo de Brendon Urie a partir do disco Death of a Bachelor (2016), e depois com o mega hit “High Hopes”, de 2018. A banda acabou oficialmente no ano passado, mas mesmo assim segue com incríveis 21 milhões de ouvintes mensais só no Spotify.

No products found.

3. Jimmy Eat World

Das bandas do “real Emo”, o Jimmy Eat World é certamente a mais popular e influente. Eles explodiram com o álbum Bleed American em 2001, graças ao mega hit “The Middle” – que acabou de entrar para o Billions Club, seleto grupo de músicas que atingiram 1 bilhão de plays no Spotify.

Mas o grupo de Jim Adkins já tinha outros três discos incríveis nos anos 1990 que ajudaram a levar o Emo para fora dos círculos underground. A banda está na ativa ininterruptamente desde então, praticamente com os mesmos integrantes, e lançou álbuns relevantes recentemente como o Integrity Blues, de 2016.

No products found.

2. Paramore

Quando o Emo e Punk voltaram a se encontrar no final dos anos 2000, o Paramore se tornou o grande representante desse som meio Pop Punk, meio Rock Alternativo. O álbum Riot!, de 2007, foi um clássico imediato do Emo com o sucesso de “Misery Business” e “That’s What You Get”.

Mesmo com conflitos internos ao longo dos anos, a banda de Hayley Williams conseguiu se reagrupar e reinventar sua sonoridade a cada disco, e só cresceu mais e mais com álbuns como After Laughter (2017) e This Is Why (2023). Atualmente eles somam 22 milhões de ouvintes mensais no Spotify – medalha de prata!

No products found.

1. My Chemical Romance

Bem, se o quesito fosse apenas ouvintes mensais, o My Chemical Romance não seria medalha de ouro com seus 19 milhões. Mas no quesito relevância musical, não tem pra ninguém. A banda dos irmãos Mikey e Gerald Way elevou o Emo para outro patamar com The Black Parade (2006), álbum que se tornaria um clássico do Rock Alternativo no geral.

Curiosamente, é a banda desta lista que não lança um álbum há mais tempo – desde 2010 – e também a que ficou menos tempo em atividade, com o longo hiato entre 2012 e 2022. A única inédita desde então foi o single “The Foundations of Decay”, mas faixas inesquecíveis como “Helena”, “The Ghost of You” e “I Don’t Love You” marcaram para sempre os fãs e jovens artistas do Emo.

No products found.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!