American Idiot Green Day
Imagem: Divulgação

O canal no YouTube Aprofundo publicou recentemente um vídeo para falar sobre o 20º aniversário do cultuado disco American Idiot, lançado pelo Green Day em 2004.

Em pouco mais de meia hora, o apresentador Lucas Reichert investiga os fatores que levaram o 7º álbum do grupo de Billie Joe Armstrong a se tornar o mais relevante na carreira da banda e como o vocalista, naquele momento, buscava redefinir a trajetória do Green Day após o fracasso de seu trabalho de estúdio anterior, o controverso Warning (2000).

Para embasar suas argumentações, Lucas contou com a participação de Tony Aiex, fundador do TMDQA!, que, a partir de sua análise, colaborou para entendermos como tudo aconteceu e como American Idiot determinou o futuro do Green Day sob o avanço do século 21.

Ao comentar o cenário daquele tempo, Tony afirmou, comparando o disco de forte teor político com o descontraído mas aclamado na mesma medida Dookie, de 1994:

São dez anos entre o ‘Dookie’ e o ‘American Idiot’. O ‘Dookie’ em 1994, um ano incrível para o Punk Rock mundial. O ‘American Idiot’ [só] em 2004, mas eles têm alguma coisa similar que é: o ‘Dookie’ fala com a molecada daquela época que é ‘relacionamentos’, ‘ficar em casa o dia inteiro’, ‘relação com os pais’, e o ‘American Idiot’ veio para falar com uma nova geração, ou talvez com a mesma geração mas sobre assuntos diferentes, e fala sobre guerra, fala sobre perdas, fala sobre o emocional, sobre a revolta [com o que acontece] com o país e os governantes onde você vive. Então, tem essa coisa em comum de falar com gerações, em momentos diferentes e com uma qualidade muito parecida.

Qual é o seu preferido? Confira o especial na íntegra ao final da matéria!

Membros do Green Day tocaram KISS com baixista do Van Halen

Em tempo, o The Coverups, projeto paralelo de covers de Billie Joe com o baixista Mike Dirnt, teve a participação super especial de um ex-integrante do Van Halen em um de seus shows mais recentes.

Como a gente te contou aqui, os músicos receberam o baixista Michael Anthony em sua apresentação que aconteceu no Tiki Bar em Costa Mesa, Califórnia, e juntos eles tocaram alguns clássicos do Rock, incluindo o hit “Rock and Roll All Nite”, do KISS, que ainda contou com Tré Cool na bateria.

LEIA TAMBÉM: Sem IA, músico reimagina hit do Green Day como canção do Smashing Pumpkins

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!