Mick Jagger e Johny Rotten (Sex Pistols)

Enquanto muitos artistas evitam julgar o trabalho alheio, Mick Jagger é um dos astros da música que nunca teve vergonha de expor o que pensa sobre outras bandas e artistas.

O músico considerado um dos mais influentes da história do Rock, principalmente por sua contribuição inconfundível no Rolling Stones, aproveitou diversas entrevistas ao longo de sua carreira para, ao invés de falar sobre sua banda, comentar o que o incomodava ou o que pensava sobre alguns colegas de profissão.

Apesar de tecer elogios sobre outras bandas em alguns momentos – como fez recentemente ao apontar que o Måneskin é “a maior banda de Rock do mundo” atualmente – a Far Out reuniu algumas declarações do lendário cantor criticando tanto bandas que abriram os caminhos para os Stones, como também referências do Punk que também marcaram a indústria da música.

Confira a seguir a lista com as 5 bandas mais odiadas por Mick Jagger e algumas declarações do músico sobre elas.

As 5 bandas mais odiadas por Mick Jagger

Aerosmith

Mick Jagger costumava ficar bastante incomodado com as comparações entre ele e Steven Tyler, líder do Aerosmith. A banda norte-americana foi formada quase 10 anos após os Stones e em seus primeiros anos de carreira, Jagger já deixava claro que não ia muito com a cara de Tyler, que para ele não passava de um imitador que tentava roubar seu estilo. Em uma entrevista em 1977, ele declarou:

O cantor é um cara muito legal, veja bem. Ele é quase muito doce. Ele é um amorzinho, sério – o que você pode fazer com ele? Socar ele na boca? Aqui, do que você está brincando, se passando por mim?

Ao falar sobre o grupo e as músicas do Aerosmith, Mick continuou pegando pesado e declarou:

Oh Deus, Aerosmith! Eles são apenas lixo – uma besteira absoluta.

New York Dolls

Outra banda bastante criticada pelo líder dos Stones foi o New York Dolls. Começando a demonstrar seu desgosto pelo Punk, o artista mostrou desprezo ao comentar sobre o grupo que foi um dos pioneiros do gênero em Nova York. Ele disse:

Ugh, New York Dolls! Que monte de lixo!

Ao que deu a entender através de seus comentários, Jagger acreditava que a banda não era punk o suficiente, apontando: “O tipo de cena punk em Nova York, você sabe, você tinha os Ramones e os New York Dolls, mas eles não tocavam realmente aquele tipo de música… era mais um visual glamouroso.”

Sex Pistols

Ainda pensando na cena Punk, ao que tudo indica os representantes britânicos do gênero também não conquistaram Mick Jagger. Ao ler seus depoimentos, é possível que o incômodo do músico estivesse mais ligado a uma briga pessoal do que a música da banda em si.

Depois de Johnny Rotten e outros artistas do Punk Londrino tentarem descartar os Stones e sua geração do mercado da música, Jagger não deixou barato e declarou:

Bem, então ele definitivamente deveria se aposentar no próximo ano. Não me importo com o que Johnny Rotten diz. Tudo o que Johnny Rotten diz sobre mim é apenas porque ele me ama, porque sou muito bom.

The Clash

Ao decorrer de sua carreira, Mick Jagger demonstrou ter uma relação complexa com o The Clash. Depois de ter afirmado que a banda liderada por Joe Strummer era seu grupo favorito dos punks originais, apontando sua “sensibilidade dançante e roqueira”, Jagger parece ter mudado de opinião depois de alguns anos, dizendo:

Não me sinto conectado com bandas como o Clash, as bandas que ainda tocam todas as noites.

Só consigo vê-los como repetições de tudo o que aconteceu antes. Também acho um pouco lamentável, mas acho que ninguém discordaria de mim.

Herman’s Hermits

Quem também entrou para lista de bandas odiadas por Mick Jagger foi o Herman’s Hermits. Apesar do grupo não ser tão conhecido, em determinado momento eles tiveram um destaque maior que os Stones e até tiveram apoio da banda britânica, mas isso fez o vocalista dos Stones ficar de saco cheio das comparações entre os grupos.

Provando mais uma vez que o fator imitação e comparação deixam Jagger bastante irritado, em declaração à Rolling Stone, ele disse:

Lembro-me de uma vez tocando na Filadélfia, e os Herman’s Hermits eram a atração principal, e nós estávamos em segundo lugar, e houve alguma discussão sobre os camarins.

Uma das coisas mais impossíveis era sair para comer um hambúrguer, e um cara dizia: ‘Vocês são os Herman’s Hermits?’ Isso mataria você. Então você diz: ‘Vá se foder. Os Herman’s Hermits são uma merda.’

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!