Há muito tempo, os fãs discutem quais seriam as razões que levam o System Of A Down a passar décadas sem lançar um novo álbum. Para se ter uma ideia, se você não é fã, o mais recente disco da banda foi a dupla Mezmerize e Hypnotize, ambos liberados em 2005.

Em entrevista ao NPR, o vocalista Serj Tankian falou mais uma vez sobre o assunto e revelou que o principal empecilho são as “diferenças criativas” dentro do grupo. Citando ainda o amadurecimento do guitarrista Daron Malakian ao longo da carreira, Tankian disse (via NPR):

Acho que a resposta curta é: diferenças criativas. E tentar imbuir meios igualitários no sistema, não apenas através da nossa mensagem. Uma banda é uma dinâmica única de indivíduos, com objetivos e coisas que desejam expressar. Nem tudo funciona junto ao mesmo tempo.

Nosso formato original era: Daron [Malakian], guitarrista do System of a Down e meu amigo, escreveria a música e eu escreveria as letras. À medida que ele crescia como letrista, tentei incentivá-lo a cantar o máximo possível, porque essas eram as letras dele. Eu queria que sua voz saísse através de sua música. Acredito que quando alguém escreve uma música – e tem uma música mais completa, tanto liricamente quanto musicalmente – consegue encapsulá-la melhor com a voz.

Na sequência, Serj afirmou que não estava recebendo o “incentivo” que esperava, mas também assumiu a própria culpa pela dificuldade do grupo:

Eu senti que não estava recebendo o mesmo naquela época, em termos de incentivo. Eu estava escrevendo mais músicas agora, não apenas letras, e queria muito isso dentro da banda. Eu também era passivo na época, baseado em tudo que estava acontecendo na minha vida. Eu não fui tão assertivo. E eu assumo totalmente a culpa por isso, que não sou quem eu sou agora. Estou mais assertivo agora. Então, é uma dinâmica interessante que causou esse bloqueio para que pudéssemos prosseguir musicalmente em última análise.

Vale lembrar que, há três anos, o SOAD liberou duas músicas inéditas, “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz”, mostrando que ainda é muito capaz de criar ótimas novas canções. Relembre o vídeo da primeira ao final da matéria!

Serj Tankian lançou single escrito originalmente para o System Of A Down

Na semana passada, Tankian lançou o novo single solo “A.F. Day”. A música foi originalmente escrita para o SOAD, mas nunca havia sido lançada – até agora.

A faixa, que carrega forte influência do Faith No More, estará no próximo EP do vocalista, Foundations, com previsão para sair em Setembro pela Gibson Records, gravadora fundada por seu amigo Cesar Gueikian, CEO da Gibson. Ouça clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: System of a Down fez teste com novo vocalista após Serj Tankian cogitar saída em 2017

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!