Bob Marley cantando em show

Nem parece, mas neste mês de maio lá se vão 43 anos desde que Bob Marley nos deixou. O maior ícone do Reggae faleceu no dia 11 de maio de 1981 na Jamaica, quando tinha apenas 36 anos, vítima de câncer.

Nada melhor para celebrar um artista do que vê-lo em ação, e por isso o TMDQA! selecionou quatro shows completos de Bob Marley & The Wailers que estão disponíveis na íntegra na internet.

Além de todos os sucessos como “Could You Be Loved”, “No Woman, No Cry” e “Rebel Music”, as apresentações contam com os discursos sempre importantes de Bob sobre amor e paz, e algumas tiveram contornos políticos interessantes, que você pode conhecer em detalhes abaixo!

LEIA TAMBÉM: Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

4 shows completos (e uma surpresa) para lembrar Bob Marley

Bob Marley no Parque dos Heróis Nacionais de Kingston, Jamaica (1976)

Começamos com um dos shows mais significativos já feitos pelo cantor, que aconteceu num parque público na capital da Jamaica apenas dois dias depois de Bob sofrer uma tentativa de assassinato.

O país vivia uma divisão política fortíssima, e o festival gratuito Smile Jamaica era justamente para tentar pacificar os ânimos. Marley tocou por mais de 2 horas apesar de seus ferimentos no peito e no braço.

DVD Bob Marley Live! at the Rainbow, em Londres (1977)

As quatro apresentações seguidas de Bob Marley no lendário clube The Rainbow, em Londres, se tornaram provavelmente o show mais assistido do artista com o The Wailers.

Os shows aconteceram nos dias 1, 2, 3 e 4 de junho 1977, quando a banda estava na turnê do álbum Exodus, e resultaram no DVD Live! at the Rainbow, que é pura energia positiva do início ao fim.

Bob Marley no The Music Hall de Boston, EUA (1978)

1978 marcou o ano em que Bob Marley retornou à Jamaica após dois anos de autoexílio no Reino Unido, período no qual lançou as pérolas Exodus (1977) e Kaya (1978).

Nesse meio tempo o músico deu uma passadinha nos Estados Unidos para se apresentar no tradicional Boston Music Hall, que era um dos teatros mais antigos do país e hoje se transformou na MGM Music Hall de Fenway.

Bob Marley no Miami Criteria Studios em Miami, EUA (1980)

Fugindo um pouco dos shows, recomendamos que você assista à gravação de um ensaio que Bob & The Wailers realizaram no Criteria Studios de Miami, também nos EUA.

Trata-se de um dos estúdios mais míticos do país, que já produziu singles e álbuns de nomes como Bee Gees, Aerosmith, Bob Dylan, David Bowie e muito mais.

Bônus: DVD Kaya N’Gan Daya Ao Vivo, de Gilberto Gil (2003)

Tá, eu sei que esse não é um show do The Wailers, mas não poderíamos deixar de fora um DVD incrível que foi gravado em 2003 pelo nosso “Bob Marley brasileiro”, Gilberto Gil!

Gravado na Jamaica, o álbum Kaya N’Gan Daya (2002) traz covers e releituras de Gil em português como “Não Chore Mais”, “Tempo Só” e “Eleve-se Alto ao Céu”.

O show que está no DVD aconteceu no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, e mostra como a lenda da MPB também nada de braçada no Reggae. Uma onda!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!