O dia em que o INXS recusou 1 milhão de dólares para não lançar melhor disco da carreira
Imagem: Divulgação

Numa época em que o mercado fonográfico era dominado pelas gravadoras, muitas músicas boas podem simplesmente não terem sido lançadas, e Michael Hutchence com seu INXS viveram uma situação em 1987 que comprova essa hipótese.

Àquela altura da carreira, a banda formada na Austrália em 1977 já tinha cinco álbuns lançados e músicas que se tornaram hits como “Original Sin” e “What You Need”.

Mas particularmente após o sucesso do disco Listen Like Thieves (1985), o grupo queria se superar e fazer com que cada faixa do novo trabalho fosse “boa o suficiente para ser um single”, como o vocalista chegou a dizer.

Assim nasceu o álbum Kick, verdadeiro clássico dos anos 1980 que tem os sucessos atemporais “Need You Tonight”, “New Sensation” e “Never Tear Us Apart”. Todos ficaram satisfeitos com o resultado – menos a Atlantic Records.

Gravadora quis barrar Kick, do INXS

O canal @Disgraceland publicou um vídeo recentemente que lembra a inexplicável decisão da gravadora. Depois de ouvir o material e considerar o disco ruim, a Atlantic Records ofereceu US$1 milhão para que o INXS retornasse à Austrália e gravasse novas músicas.

De forma corajosa, a banda recusou a proposta e tirou dinheiro do próprio bolso para promover alguns singles do disco de forma independente, de acordo com a biografia INXS Story to Story (2005).

É claro que as músicas fizeram o merecido sucesso imediatamente, forçando a gravadora a reconhecer o enorme erro e bancar o lançamento de Kick. Dá pra acreditar?!

Incorporando novos elementos como o Funk e o Dance Rock à sua tradicional New Wave, o INXS e Michael Hutchence se tornaram estrelas globais graças ao disco, que liderou as paradas australianas, chegou à 3ª posição nos EUA e o 9º lugar no Reino Unido – sem falar que, muito provavelmente, aqueles US$1 milhão foram mais do que recuperados!

LEIA TAMBÉM: 26 anos sem Michael Hutchence: o talento e a história de vida conturbada do vocalista do INXS

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!