NCT 127 K-Pop
Crédito: Shutterstock

O cenário musical global está sendo transformado pelo domínio do K-Pop, e uma grande prova disso é que 19 dos 20 álbuns mais vendidos em 2023 foram de artistas sul-coreanos. O número leva em conta as vendas físicas e digitais, excluindo os streams da equação.

Essa revelação veio à tona no relatório de música global da IFPI (International Federation of the Phonographic Industry), que evidencia o crescente impacto e popularidade da música pop coreana em todo o mundo.

K-Pop mostra a força do fandom

O destaque da lista é FML, do SEVENTEEN, que liderou com 6,4 milhões de unidades vendidas. O Top 20 segue com Stray Kids, NCT DREAM, Seventeen de novo, Stray Kids mais uma vez, Taylor Swift, Jung Kook, EXO, IVE, V, ZEROBASEONE, aespa, TOMORROW X TOGETHER, (G)I-DLE, NCT 127, ENHYPEN, IVE outra vez, Jimin, ENHYPEN novamente e aespa novamente

O curioso é que nenhum desses artistas aparece na lista dos álbuns de vinil mais vendidos, mostrando que o comprometimento dos fãs do K-Pop não passa pela paixão com os bolachões.

Um grande motivo para isso é a diferença geracional, sem dúvidas, mas vale ressaltar que a indústria sul-coreana investe muito em CDs, geralmente trazendo edições pra lá de especiais até mesmo para singles, fazendo com que os produtos se tornem objetos de desejo de colecionadores ao redor do mundo.

O único páreo para o K-Pop

Notou algum nome diferente ali no meio dos girl groups, bandas de garotos e artistas solo da Coreia do Sul?

A loirinha enfrenta até os mais poderosos fenômenos. Taylor Swift é dona do único álbum não pertencente a um artista sul-coreano no Top 20 de 2023, marcando presença com 1989 (Taylor’s Version), claro.

Por outro lado, Taylor Swift dominou as vendas de vinil em 2023, com sete de seus álbuns entre os 20 mais vendidos, incluindo os três primeiros lugares. Seus números impressionantes demonstram que, apesar do crescimento contínuo do streaming, ainda há uma demanda significativa por formatos físicos de música, como vinil e CD.

Por que o K-Pop é tão… Pop?

A popularidade do K-Pop não é apenas resultado da qualidade musical que já influencia o Pop ocidental. Seu sucesso vem também de estratégias de marketing inovadoras que incentivam os fãs a adquirir várias versões dos lançamentos de seus ídolos. 

Isso é particularmente evidente nas vendas de CDs e downloads na Coreia do Sul, onde os fãs são motivados a colecionar diferentes versões dos álbuns de seus artistas favoritos, como é o caso por exemplo de SEVENTEENTH HEAVEN, do SEVENTEEN, e de 5-STAR, do Stray Kids (veja ambos ao final da matéria).

Não faz muito tempo, Billie Eilish criticou essa prática – porém, ninguém pode negar que ela dá certo comercialmente!

Números do K-Pop refletem o otimismo da indústria

Em um ano em que a receita global da indústria da música gravada cresceu 10,4% – chegando a impressionantes US$19,3 bilhões -, o sucesso do K-Pop e o ressurgimento do vinil e dos CDs destacam a diversidade e a resiliência do mercado musical. 

Enquanto o streaming continua a ser a principal fonte de crescimento, as vendas físicas de música ainda desempenham um papel importante, especialmente para artistas de alcance global. 

Logo abaixo, você confere a lista completa com os 20 discos mais vendidos de 2023 em formatos físicos, excluindo os streams.

Top 20 discos mais vendidos de 2023

20. aespa – Drama

19. ENHYPEN – ORANGE BLOOD

18. Jimin – FACE

17. IVE – I’ve IVE

16. ENHYPEN – DARK BLOOD

15. NCT 127 – Fact Check

14. (G)I-DLE – I feel

13. TOMORROW X TOGETHER – The Name Chapter : FREEFALL

12. aespa – MY WORLD

11. ZEROBASEONE – YOUTH IN THE SHADE

10. V – Layover

9. IVE – I’ve MINE

8. EXO – EXIST

7. Jung Kook – GOLDEN

6. Taylor Swift – 1989 (Taylor’s Version)

5. Stray Kids – ROCK-STAR

4. SEVENTEEN – SEVENTEENTH HEAVEN

3. NCT DREAM – ISTJ

2. Stray Kids – 5-STAR

1. SEVENTEEN – FML

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!