Billie Eilish
Foto de Billie Eilish via Shutterstock

Quem é entusiasta do vinil para colecionar e ouvir música de qualidade – como nós aqui do TMDQA! somos – está feliz com a volta da popularidade desse formato nos dias atuais. Mas Billie Eilish tem sensações mistas com relação a esse tema.

Enquanto prepara o sucessor de Happier Than Ever (2021), a estrela Pop falou com a Billboard sobre como a prensagem irresponsável do vinil pode gerar danos ao meio-ambiente.

A cantora americana de 22 anos é vegana e envolvida com o movimento ecológico desde a infância, por influência de seus pais. Atualmente ela tem uma marca vegana de perfumes, só realiza turnês sustentáveis e lança seus discos através de um processo com zero emissão de carbono.

Billie Eilish disse que considera exaustivo lutar tanto pela sustentabilidade enquanto vê outros artistas lançando diversas edições de vinil “apenas para ganharem mais dinheiro”:

Vivemos numa era em que, por algum motivo, alguns artistas acham muito importante fazer todos os tipos de vinil e edições especiais. Isso aumenta as vendas e os números, dando a eles mais e mais dinheiro.

Eu acho realmente frustrante, sendo alguém que realmente se esforça para ser sustentável e tentar envolver todos do meu time para serem também. E aí alguns dos maiores artistas do mundo vêm e fazem 40 edições de merda, que têm só uma coisinha de diferente, só pra te fazer comprar mais.

Para quem foi a “cutucada” de Billie Eilish?

Embora Billie não tenha citado nomes, grandes nomes do Pop, Rock e Rap são famosos por lançarem dezenas de variações de vinil a cada novo álbum — mais notadamente nomes como Taylor Swift, Olivia Rodrigo, Travis Scott e o blink-182.

Vale destacar que Happier Than Ever também ganhou oito edições especiais em vinil, que renderam a Eilish a segunda maior venda semanal de vinil em 30 anos, mas as prensagens utilizaram apenas materiais reciclados.

Billie Eilish se pronuncia

Após a repercussão de seus comentários, Eilish usou seus stories do Instagram para deixar claro que seus comentários não foram direcionados a nenhuma pessoa específica. As falas da cantora irritaram principalmente os fãs de Taylor Swift, que entenderam as aspas de Billie como uma indireta a Swift.

Nas redes sociais, Billie disse:

Ok, seria ótimo se as pessoas parassem de colocar palavras na minha boca e simplesmente lessem o que eu falei no artigo da Billboard. Eu não estava falando de ninguém específico. Esses problemas são sistêmicos, da indústria como um todo. E no que diz respeito às variantes [de vinil], tantos artistas as lançam – incluindo EU! O que eu deixo bem claro no artigo.

Ela ainda finalizou destacando que a “crise climática” está acontecendo neste momento e afirmou que isso gira em torno de “todos nós sermos parte do problema”, sugerindo que todos nós “tentemos ser melhores”. Recado entendido?

LEIA TAMBÉM: Billie Eilish dá conselho para jovens músicos após ganhar segundo Oscar aos 22 anos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!