Notícias

Reparação histórica: quase 40 anos atrasado, o Guns N’ Roses finalmente tem um Grammy

Nesta quarta-feira (20), o aclamado álbum de estreia do Guns N’ Roses, Appetite for Destruction (1987), entrou para o Hall da Fama do Grammy junto com outras dez gravações clássicas.

A novidade funciona quase como uma reparação histórica: como falamos em uma lista por aqui, o Guns fazia parte de um grupo de injustiçados do Grammy, tendo sido esnobado durante toda sua carreira pela premiação. Appetite, aliás, não chegou nem a ser indicado e só recebe o devido reconhecimento quase 40 anos após seu lançamento.

Advertising
Advertising

Todos os materiais selecionados nesta leva foram lançados há pelo menos 25 anos e serão homenageados em uma cerimônia do Hall da Fama do Grammy, com show especial programado para o dia 21 de Maio no The NOVO Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Além do primeiro disco do Guns, a lista traz 3 Feet High and Rising, álbum de 1989 do De La Soul; o trabalho autointitulado de 1997 do Buena Vista Social Club e o disco The Miseducation of Lauryn Hill, de Lauryn Hill.

Completam a seleção uma série de singles: “What a Fool Believes”, do The Doobie Brothers (1978); “You Don’t Miss Your Water”, de William Bell (1961); “I Feel Love”, de Donna Summer (1997); “Kiss an Angel Good Mornin’”, de Charley Pride (1971); “Let’s Have a Party”, de Wanda Jackson (1960) e “Ory’s Creole Trombone”, da Kid Ory’s Creole Orchestra (1922).

Michael Sticka, presidente/CEO do Museu do Grammy, falou sobre a seleção:

Os artistas, compositores, produtores e engenheiros que compuseram as gravações deste ano são um reflexo do talento e do trabalho árduo que envolve a criação de músicas tão seminais.

Finalmente a justiça foi feita, né? Relembre alguns clássicos de Appetite for Destruction ao final da matéria!

Guns N’ Roses e o Grammy

Como contamos anteriormente, o Guns é uma das poucas bandas de muito sucesso nos EUA a nunca ter recebido um Grammy. Geralmente, é mais comum vermos grupos britânicos (e de outros países, naturalmente) serem “esquecidos” pela premiação.

A banda de Axl Rose foi indicada três vezes por Melhor Performance de Hard Rock: pelos discos G N’ R Lies e Use Your Illusion I, e também pelo single “Live and Let Die”.

O mais próximo que integrantes do Guns estiveram de vencer a premiação foi quando o Velvet Revolver, banda formada por SlashDuff McKagan e Matt Sorum, conquistou um prêmio por “Slither” em 2005.

LEIA TAMBÉM: Os 10 discos preferidos de Slash, do Guns N’ Roses

Published by
Tenho Mais Discos Que Amigos