Robert Plant (Led Zeppelin)
Foto via Wikimedia Commons

Apesar de Robert Plant ter sido consagrado como uma das lendas do Heavy Metal por sua contribuição no icônico Led Zeppelin, o músico tem um passado (e um presente) que justificam a escolha da música que mudou a sua vida.

Antes de comandar uma das bandas mais aclamadas da história do Rock, o astro britânico fez parte do Band of Joy, onde explorava em suas faixas sonoridades mais próximas ao Folk Rock.

O grupo, que inicialmente também contava com John Bonham (baterista do Zeppelin) em sua formação, não escondia que entre suas fortes referências estavam as obras da banda norte-americana Buffalo Springfield.

Plant e seus parceiros chegaram a lançar uma cover da música “For What It’s Worth”, que foi gravada em 1966 e integrou a segunda edição do primeiro disco da banda, Buffalo Springfield Again, de 1967. Mas não foi essa a canção que mudou a vida de Plant.

Robert Plant e a música que mudou sua vida

Quando foi convocado para integrar o Led Zeppelin ao lado de Jimmy Page, Robert até levou algumas de suas influências da música Folk, psicodélica e do Blues para as obras da banda, mas o gênero que era destaque no Band of Joy não era a prioridade do novo grupo.

Ainda assim, em 1970, Robert Plant revelou em entrevista à Melody Maker (via Far Out) que sua admiração pelo Country Rock californiano surgiu após saturar dos Beatles.

O músico admitiu que seu encanto pelo Buffalo Springfield não surgiu de primeira, mas explicou como a faixa “Flying on the Ground is Wrong” passou a ter um significado importante em sua vida depois de conseguir entendê-la de verdade:

Lembro-me da primeira vez que ouvi ‘Flying on the Ground is Wrong’, do Buffalo Springfield. Pensei: ‘Isso não parece ser nada’, e então ouvi de novo e pensei: ‘Há algo a mais nisso.’ As letras na época não eram surpreendentes, mas havia algo ali. Então eu comprei o álbum, e foi ótimo porque era o tipo de música que você poderia ouvir ou sentar e curtir, e pensei: ‘Isso é o que o público quer – é isso que eu quero ouvir’.

Você pode ouvir essa canção logo abaixo, bem como a versão do Band of Joy para “For What It’s Worth”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!