Joalin
Joalin (Crédito: Tuomas Vihavainen)

Joalin se recusa a se limitar a apenas um rótulo. É cantora, mas também dançarina; é finlandesa, mas também cresceu no México. Depois de ganhar fama mundial com o grupo Now United, a artista propõe uma mistura única, porém múltipla: suas raízes nórdicas se unem à vivência latina para criar um som bilíngue e de muitas possibilidades sonoras.

Ela exibe isso com orgulho no novo single e clipe, “La Chica-Cá”, onde mergulha em uma fusão de pop, reggaeton e batidas eletrônicas, criando uma experiência que reflete sua jornada multicultural e sua evolução artística. Nesta faixa, Joalin revela uma faceta mais madura e introspectiva de sua arte, explorando temas de reflexão e nostalgia sobre amores passados.

Este lançamento marca mais um passo em sua carreira solo, depois do EP I’m The One. Com mais de 10 milhões de streams e uma base de fãs sólida no Brasil, onde já se apresentou e se conectou a nomes como Pabllo Vittar, Gloria Groove, Ruxell e Pablo Bispo, Joalin está pronta para sua próxima fase artística. Além disso, como co-diretora do videoclipe de “La Chica-cá”, ela cria uma atmosfera visual, contrastando a paisagem nevada da Finlândia com a sonoridade da música.

Como artista em ascensão, Joalin demonstra bastante maturidade em lidar com esse momento de transição na sua vida e trajetória artística. Ela falou exclusivamente com o TMDQA! sobre assuntos como pressão para lançar um álbum, a relação com os fãs e abraçar suas raízes dissonantes. Confira abaixo!

TMDQA! Entrevista: Joalin

TMDQA!: Oi Joalin, ótimo falar com você novamente! Como você está?

Joalin: Eu estou bem, muito empolgada! E você, como está?

TMDQA!: Estou bem também! E você está onde hoje? Finlândia?

Joalin: Isso, na Finlândia.

TMDQA!: Então, quero falar sobre a sua nova música, um ótimo começo para os trabalhos do ano. Uma das coisas que vieram no release é que você produziu a faixa. Daí queria saber se é a primeira vez que você se produz e se tem interesse em produzir outros artistas.

Joalin: Eu não produzi a música. Foi produzida por produtores finlandeses chamados ROOS + BERG, que também produziram Angelito, I’m The One… Talvez algo se perdeu na tradução. Eu estava envolvida na produção, mais ou menos. Ao invés de ficar numa cadeira no fundo do estúdio escrevendo, eu estava também bem envolvida em como queria que a canção soasse, quais baterias poderíamos usar, escrevi todas as melodias, esse tipo de coisa. Então talvez dissesse que co-produzi, mas não produzi sozinha. Adoraria chegar nesse ponto um dia, fazer tudo sozinha para uma música inteira.

Continua após o vídeo

TMDQA!: Ajudaria a expressar sua visão, né? Agora falando em colaborações, o seu trabalho é muito visual, com clipes que traduzem muito bem o significado das músicas e sei que você se envolve bastante nessa parte também. Como funciona pra você – enquanto está compondo, a parte visual da história da música também vem na sua cabeça?

Joalin: Às vezes, sim. Às vezes estou no estúdio e começamos uma canção e no mesmo dia eu já tenho a visão do clipe na minha cabeça. Às vezes não vem até que a música esteja totalmente finalizada e eu pare pra pensar nisso. Mas com certeza eu tenho uma ideia bem visual de cada single.

TMDQA!: É, dá pra notar. Agora, sobre essa nova música, La Chica-Cá, é interessante porque você brinca com os contrastes. A faixa em si é bem “caliente”, poderia dizer; mas a neve do clipe não é! Tem o lado espanhol e o inglês, o mexicano e o finlandês… Como você lida com esses lados que poderiam ser vistos como opostos e deixa que coexistam na sua música?

Joalin: Uhm… Boa pergunta. Não sei como responder isso, porque cresci com esses dois mundos. Sempre fui finlandesa e cresci no México, então sempre tive os dois lados e nunca tive que decidir entre um deles. Ninguém nunca me disse, “você só pode ser finlandesa!” ou “você só pode ser mexicana!”, então tive a riqueza das duas culturas em mim. Sempre estiveram no meu DNA as duas coisas, então talvez seja por isso que eu gosto tanto de misturar, porque estou muito acostumada em misturar esses dois mundos. E olha que eles são bem diferentes! A Finlândia e o México são completos opostos, mas isso é algo que estou bem acostumada, então não há nenhum trabalho em equilibrar isso. Só faz parte de quem eu sou.

TMDQA!: É, eu não estou reclamando! (risos) Acho que fica uma combinação bem interessante.

Joalin: (risos) É verdade!

TMQDA!: Estava olhando seus lançamentos anteriores e parece que você está indo no seu ritmo, sem se preocupar com o que se espera de você nessa fase da sua carreira. Quais as vantagens e os desafios de ir “contra a corrente”, nesse sentido, e não jogar o jogo da indústria?

Joalin: Eu só… Acho que já tive um gostinho de como é trabalhar e fazer muitas coisas que me levaram longe, mas que não eram verdadeiras para mim, e prefiro ser verdadeira comigo mesma. Fazer coisas que realmente gosto e ir mais devagar, talvez não tendo uma resposta tão grande. A minha criatividade sempre fez parte de mim, meu jeito de ver o mundo… isso sempre foi algo muito importante pra mim, então prefiro ser autêntica e deixar que as coisas levem o tempo que têm de levar. Quero construir algo duradouro, não algo que seja rápido. Não tenho pressa. Adoraria ser super famosa e estar fazendo turnês mundiais, não reclamaria! Mas estou com pressa de entender o que eu quero e conhecer a minha arte. E só experimentar com isso.

Continua após o vídeo

TMDQA!: Tá certo. Ainda há gente que argumentaria que a melhor forma de se apresentar como nova artista é lançando um disco. Você se sente pressionada por lançar um álbum completo ou está mais interessada em projetos de curto prazo, como singles e EPs?

Joalin: Não acho que me sinto nem um pouco pressionada. Ouvi muito, especialmente dos fãs, que eles querem um álbum. É algo muito empolgante e emocionante, porque sei que quando chegarmos ao ponto de termos um disco da Joalin, já será algo aguardado. É só empolgante, não sinto pressão. É algo que eu quero fazer, com certeza. Sou uma grande perfeccionista, então sei que vai ser difícil conseguir fazer um álbum. Já é complicado escolher uma música pra lançar, imagina umas 10… Vai ser impossível, mas vai ser uma ótima experiência e algo que eu aguardo com ansiedade. Mas por enquanto, só vou lançar pequenos agradinhos…

TMDQA!: Falando em fãs, estava olhando seu Instagram, em dia de lançamento é bem movimentado, vi até que você foi parar nos trending topics do X. Muitos dos comentários nas suas redes são em Português, você claramente tem muitos fãs aqui, tanto que esteve no Brasil ano passado, colaborou com alguns artistas e produtores… Há planos de voltar em algum momento, talvez esse ano ainda?

Joalin: Com certeza quero voltar. Ainda não tenho passagem comprada, mas claro o Brasil é um lugar onde amo ir. Os fãs brasileiros deveriam ensinar o mundo como ser um fã de música!

TMDQA!: Com certeza, somos muito apaixonados.

Joalin: Só não tenho datas ainda, mas com certeza estarei aí em algum momento.

TMDQA!: Tá bem. Seus fãs são claramente bem dedicados e não se vê eles brigando nos comentários, por exemplo. E a cultura dos fãs está em alta agora. O que você acha que os artistas podem fazer para criar um ambiente mais amigável para que todo mundo se respeite?

Joalin: O que os artistas podem fazer… Acho que podemos apenas devolver o amor que recebemos e sermos nós mesmos. Por fazer o que amo fazer e ser autêntica, estou mostrando às pessoas que me seguem nas redes sociais que é OK ser você mesmo. Ao ser feliz por conta própria, estou mostrando a eles que eles podem se amar como são. Eu era mais ativa nas redes, fazia lives sobre amor próprio e tal, mas agora como estou me dedicando mais à minha arte, não fico falando tanto nas redes sociais. Mas espero que, através da minha música e do que coloco no mundo, ainda consiga exercer essa influência nas pessoas. Mesmo sem expressar em palavras, podemos transmitir através da música, da arte ou do que quer que estejamos fazendo. Como artista, é só ser você mesmo, mostrar respeito e amor. E as pessoas que te seguem vão ver isso.

TMDQA!: Com certeza, faz sentido. Sei que tenho que te liberar, mas quero encerrar falando de planos futuros. Sinto que você está só aquecendo os motores para o ano que está apenas começando. Será que pode me dar um spoiler, um gostinho do que você tem planejado?

Joalin: Não quero te dar um spoiler direto, mas tem música nova vindo por aí em breve, mais ou menos. Quer dizer, acabamos de lançar uma música! Mas ela é a primeira parte de uma história maior que estamos começando a construir. É o primeiro capítulo de muitos que virão. Estou muito animada… Aaahh não quero me meter em problemas por falar demais (risos), mas estou empolgada para o que virá após La Chica-Cá. Ela foi só um começo para um ano grande. Nossa, desculpa, eu falei e não dei nenhuma informação (risos).

TMDQA!: É, de alguma forma você conseguiu não me entregar nada (risos)! Mas tá tudo bem!

Joalin: Desculpa (risos)! Tem gente que vai ficar brava comigo se eu te entregar tudo!

TMDQA!: Não, eu sei! E sinto que os fãs vão sempre ficar felizes quando você lançar coisas novas, não importa quando saiam.

Joalin: Eu sei… Sinto que alguns fãs já sabem o que vem por aí.

TMDQA!: Eles são ótimos em juntar as partes do quebra-cabeças, né? Em achar pistas e tal.

Joalin: Com certeza, e eu deixei algumas dicas por aí, acho que alguns já sabem.

TMDQA!: Já é o suficiente! Tá certo, Joalin, vou te deixar ir porque sei que você teve um dia muito cheio. Mas esperamos ver “la chica acá”, no Brasil, entende?

Joalin: Sim, pessoalmente! Acho que vocês verão (risos). Obrigada!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!