Lana Del Rey
Reprodução/Instagram

Lana Del Rey chamou a atenção da indústria da música desde que lançou seu primeiro sucesso “Video Games”, em 2011, e é praticamente impossível não reparar nas diversas referências que influenciam as músicas e o próprio estilo da cantora norte-americana.

Desde suas canções melancólicas até a estética vintage e dos elementos da velha Hollywood que acompanham seus lançamentos e seu visual, a artista tem revelado ao longo da carreira uma série de bandas e artistas que acabam refletindo em sua vida e em suas obras.

Em 2014, depois de Lana Del Rey ter lançado seu segundo disco de estúdio, Ultraviolence, que contém sucessos como “Brooklyn Baby” e “West Coast”, a revista Rolling Stone reuniu algumas das maiores influências da artista e alguns comentários feitos pela cantora sobre essas referências.

Confira na lista a seguir!

As maiores influências de Lana Del Rey

Julee Cruise

A forma como Lana Del Rey sussurra em suas músicas e suas performances um pouco “desorientadas” podem ser comparadas à interpretação da saudosa Julee Cruise para o sucesso “Falling”, faixa-tema do drama cult dos anos 90 de David Lynch, Twin Peaks.

A trágica história da personagem Laura Palmer na produção de Lynch também pode ser relacionada com a fixação de Del Rey em cantar sobre a morte. A artista já foi vista usando uma blusa com a capa da revista Rolling Stone dedicada às atrizes de Twin Peaks, e na faixa “Sad Girl” ela faz referência à trama com a frase “Ele tem o fogo e anda com ele”.

Amy Winehouse

Das roupas aos penteados que já usou em algumas ocasiões, também é nítida a influência que a icônica e saudosa Amy Winehouse teve em Lana.

Além de suas estéticas remetendo ao retrô-soul e imagem de bad girl, as artistas tentaram transformar temáticas mais pesadas em algo belo em seus trabalhos. Em uma entrevista ao Fashion, a cantora chegou a falar sobre Amy:

Acredito em Amy Winehouse. Eu sei que ela não está mais conosco, mas acredito que ela era quem era e dessa forma ela acertou.

The Crystals

Acredita-se que a controversa letra da faixa-título de Ultraviolence foi fortemente influenciada pela música “He Hit Me (And It Felt Like a Kiss)”, sucesso perturbador do grupo feminino dos anos 60 The Crystals.

Ao ser questionada se as músicas representavam letras antifeministas, Del Rey explicou à NPR:

Quando estou gravando ou escrevendo, não tenho outras pessoas em mente. Nem sempre é confortável para mim, mas não digo o que quero.

Lou Reed

Quem também pode ser apontado como uma importante referência para a bagagem musical da cantora dona de “Summertime Sadness” é o cantor e guitarrista Lou Reed. Lana declarou ao The Guardian que tinha o fundador da banda The Velvet Underground em mente quando escreveu “Brooklyn Baby”.

Inclusive, a artista disse que pensou na música como um dueto com Lou e contou que viajou para Nova York para encontrá-lo, mas ele faleceu no mesmo dia: “Peguei o voo noturno, desembarquei às 7h da manhã… e depois, minutos depois, ele morreu”, lembrou a cantora.

Bobby Vinton

Os traços melancólicos que acompanham Lana Del Rey em sua carreira podem ser facilmente confundidos com a tristeza abordada pelo galã dos anos 60 Bobby Vinton em seus trabalhos.

A artista chegou a fazer uma cover do sucesso “Blue Velvet” para uma campanha publicitária de uma loja de roupas.

Walt Whitman

A lista de maiores influências de Lana também não pode deixar de incluir um dos seus poetas favoritos: Walt Whitman.

Além de ter declarado que “Whitman é meu pai” na letra da música “Body Electric”, a artista recitou o poema “Song of Myself” em uma entrevista e a abordagem sobre morte, presente no texto, poderia ser apontada como uma de suas criações.

Eminem

Apesar de não ter explorado o Rap em seus trabalhos até hoje, o movimento do Hip Hop já influenciou seu estilo e é admirado pela cantora através de alguns artistas. Um deles é Eminem, e a artista confessou em entrevista a um site italiano o efeito das músicas dele sobre ela:

Ele realmente mudou minha vida porque eu não sabia que a música poderia ser inteligente. Ele estava falando sobre sua própria vida e não estava apenas rimando sobre a música pela rima… Isso me fez pensar que eu poderia falar sobre como as coisas eram, em vez de apenas fazer músicas estúpidas.

Nancy Sinatra

Nancy Sinatra era conhecida por suas atitudes ousadas e, logo que surgiu, Lana foi rapidamente comparada com a filha de Frank Sinatra.

Apesar de ter ficado um pouco envergonhada com o apelido de “Nancy Sinatra gângster” e ter declarado à GQ britânica que aquilo deveria “ser uma piada”, as semelhanças como a voz grave e os cenários musicais enormes chamaram atenção.

Del Rey inclusive compartilhou uma cover de “Summer Wine” em parceria com seu ex-namorado Barrie-James O’ Neill, faixa que ficou bastante famosa quando foi interpretada por Nancy e Lee Hazlewood em 1967.

Leonard Cohen

Lana Del Rey também demonstrou sua admiração pelo compositor Leonard Cohen ao gravar uma cover do clássico de 1974, “Chelsea Hotel No. 2”.

A melancólica faixa apresenta detalhes íntimos do romance do músico com Janis Joplin e seus encontros românticos no hotel em Nova York.

The Eagles

Fazendo jus às músicas que Lana Del Rey compõe, a artista confessou certa vez que escuta a icônica faixa “Hotel California”, dos Eagles, enquanto se prepara para uma sessão de fotos.

Uma sonoridade semelhante e a sensação de estar numa estrada escura e deserta pode ser encontrada na música “Pretty When You Cry”, de Lana.

Dan Auerbach

Alguns elementos característicos do disco Ultraviolence foram incluídos por Dan Auerbach, que assinou a produção do álbum. O vocalista do Black Keys foi responsável pela presença dos licks de guitarra nas músicas, com destaque para as mudanças de ritmo na faixa “West Coast”.

Father John Misty

Por último, mas não menos importante, está a influência de Father John Misty nas obras lançadas por Lizzy Grant, nome de batismo de Lana, antes dela assumir seu atual nome artístico.

A sonoridade do Folk marcou um disco acústico lançado pela artista e, segundo ela, Misty, que também é ex-vocalista do Fleet Foxes, foi importante para fazer com que ela lembrasse de suas raízes.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!