Embaixadora da Record Store Day, Kate Bush faz verdadeira declaração de amor aos discos de vinil
Imagem: Divulgação

O tempo parece que não avança para Kate Bush, que mais uma vez está sendo celebrada como uma das maiores artistas britânicas da história. Dessa vez, a cantora de 65 anos foi escolhida como embaixadora do Record Store Day 2024.

O evento acontece desde 2007, e a edição deste ano está marcada para o dia 20 de abril em dezenas de lojas de disco independentes do Reino Unido, com vários lançamentos exclusivos, raridades, shows e muita interação entre entusiastas do vinil.

É claro que, como boa embaixadora, Kate Bush também preparou uma edição especialíssima do álbum The Red Shoes, de 1993. O sétimo disco de sua carreira, que trouxe sucessos como “Rubberband Girl”, “Moments of Pleasure” e a faixa-título, ganhou uma remasterização em 2018.

Já a novidade principal fica por conta de “Eat The Music”, que terá uma versão exclusiva em vinil UV de 10 polegadas para homenagear a música que foi “deixada de lado” pela gravadora na época de seu lançamento, como a própria Kate explicou em comunicado publicado em seu site:

Tem sido divertido pensar nos lançamentos dos últimos RSDs. O desse ano ecoa o lançamento cancelado de ‘Eat The Music’ como primeiro single do álbum ‘The Red Shoes’. A imagem deveria estar na capa do single e agora está no disco como uma impressão UV. O título, ‘Eat The Music’, é uma brincadeira com ‘A Décima Segunda Noite’ de Shakespeare e a frase ‘Se a música é o alimento do amor, toque’.

A canção, vale lembrar, acabou sendo o single principal do álbum apenas nos EUA; no Reino Unido, aliás, alguns discos de 7″ chegaram a ser produzidos e foram recolhidos de última hora, tornando os poucos existentes uma raridade enorme entre colecionadores.

Você pode ver imagens dos itens exclusivos de Kate Bush para o Record Store Day mais abaixo!

Kate Bush explica amor pelos discos de vinil

Na mensagem, a cantora também foi muito espirituosa ao falar sobre como a indústria musical “abandonou” o vinil, mas se viu obrigada a voltar atrás:

Não é ótimo ver como o ressurgimento do vinil pegou a indústria da música completamente de surpresa? Eles decidiram deixar o vinil muito para trás, mas parece que nem todo mundo concorda! Eu amo isso, e sei que há muitos artistas que estão igualmente animados em ver o público virando a mesa.

Continua após as imagens

Embaixadora da Record Store Day, Kate Bush faz verdadeira declaração de amor aos discos de vinil 3
Reprodução / katebush.com
Embaixadora da Record Store Day, Kate Bush faz verdadeira declaração de amor aos discos de vinil 2
Reprodução / katebush.com

Neste ano, o Record Store Day ainda terá lançamentos exclusivos de nomes como Roger Waters, Blur, Jessie Ware, Sophie Ellis-Bextor, The Alan Parsons Project, Todd Rundgren e muito mais.

Embaixadora do evento em 2024, Kate Bush explicou por que tantos artistas ainda têm interesse em preparar versões especiais dos seus álbuns, e por que os fãs gostam tanto de colecionar discos de vinil:

Da mesma forma como algumas pessoas gostam de ler um livro no Kindle, mas também querem ter o livro como objeto físico, muitas pessoas gostam do vinil e do streaming. Cada um tem o seu apelo diferente. O bônus adicional do vinil é que ele encoraja as pessoas a ouvirem os álbuns. É uma forma de arte que eu sempre considerei valiosa de uma forma única. Um álbum em vinil é algo lindo, é dado a ele uma identidade forte graças à arte de capa, que ganha larga escala. Há uma conexão muito mais pessoal com o artista e o seu trabalho.

Relembre abaixo a música “Eat The Music”, clássico do álbum The Red Shoes que Kate Bush relançou para a Record Store Day 2024!

Record Store Day 2024

O Record Store Day acontece tradiconalmente no terceiro sábado do mês de abril – e também durante a Black Friday, em novembro – nos Estados Unidos e no Reino Unido, com o objetivo original de celebrar a cultura das lojas de discos.

Na carta publicada no site, Kate também falou sobre a honra de ser embaixadora do Record Store Day 2024 e lembrou a motivação por trás da homenagem a “Eat The Music”:

Que honra enorme ter sido convidada para ser a Embaixadora do Record Store Day deste ano. Realmente é um grande privilégio.

A cada ano, o Record Store Day ganha mais atenção, mais impulso, e atrai mais pessoas que se enfiam em lojas de discos independentes ao redor do mundo para ver o que veio aí. Qual a novidade? Neste ano, espero que vocês se divirtam muito nesse evento muito importante, e que vocês possam celebrar a música que foi lançada especialmente para vocês.

Em tempo, além dos EUA e Reino Unido, também há estabelecimentos credenciados que realizam a festa no Japão, Austrália, México e vários países da Europa, além de eventos esporádicos em outros países. Você pode conferir todos os detalhes da edição deste ano no site oficial.

LEIA TAMBÉM: Kate Bush atinge marca bilionária com “Running Up That Hill” no Spotify e agradece fãs

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!