O dia em que Paul McCartney abriu o jogo sobre sua fama de
Reprodução/Spotify

Dificilmente alguém dispensa uma intriga entre celebridades, e o TMDQA! resolveu reunir alguns músicos que tiveram seus atritos com ninguém menos que os Beatles.

A maior banda de Rock do mundo teve em John Lennon um dos vocalistas mais controversos de todos os tempos — afinal, ele chegou a dizer que seu grupo era “mais popular que Jesus”, tinha diversas opiniões polêmicas e, naturalmente, também gerou uma antipatia mútua com alguns outros figurões da cena, como Elvis Presley, Neil Young e Phil Collins.

Confira a seguir cinco artistas que foram odiados por Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, segundo a FarOut.

LEIA TAMBÉM: “Sem limites”: Sam Mendes terá liberdade total para fazer novos filmes dos Beatles

5 músicos que os Beatles odiavam

The Hollies

George Harrison era da mesma região da Inglaterra que o The Hollies, mas isso não o impediu de odiar o grupo de Manchester. O saudoso guitarrista implicou com a cover de sua composição “If I Needed Someone”, que chegou no mesmo dia do lançamento de Rubber Soul.

Falando à NME em Dezembro de 1965, Harrison não perdeu tempo em menosprezar o The Hollies e a versão de sua música, a chamando de “lixo”:

Acho que é uma porcaria a maneira como eles fizeram isso! Eles estragaram tudo. Os Hollies são bons musicalmente, mas do jeito que fazem seus discos, eles soam como músicos que acabaram de se reunir em um estúdio sem nunca se terem visto antes. Tecnicamente bom, sim. Mas isso é tudo.

Notoriamente, os comentários de Harrison iniciaram uma intensa rivalidade com o The Hollies.

Blood, Sweat & Tears

Acostumado com o topo das paradas, John Lennon encrencou quando o melhor artista do momento calhou de ser o grupo de jazz-rock de Nova York, Blood, Sweat & Tears.

Na mira do falecido Beatle, a banda foi execrada por Lennon:

Eu não gosto dessa merda de Blood, Sweat & Tears. Acho que tudo isso é besteira. O rock ‘n’ roll está seguindo o caminho do jazz, até onde posso ver, e as pessoas cheias de merda estão caminhando para a excelência em que eu nunca acreditei e outros indo embora.

Há quem diga que a ira de Lennon pelo grupo se deveu ao fato de seu álbum autointitulado ter ganhado um Grammy em vez de Abbey Road, dos Beatles. Será?

Neil Young

George Harrison também nutria uma antipatia por seu colega da contracultura Neil Young.

Em imagens extraídas durante uma sessão de estúdio em 1992, o músico Bob Geldof discutiu o trabalho do compositor de “Old Man” com Harrison, que revelou seu ódio pelo canadense e por seu jeito de tocar guitarra: “Não sou fã de Neil Young. Eu odeio isso, sim, não aguento”.

Elvis Presley

A gente te contou aqui sobre a repulsa que John Lennon sentia por Elvis Presley e, quando questionado sobre o sucesso “(You’re The) Devil in Disguise” em 1963, Lennon disse que sentiu que o Rei do Rock havia começado a murchar:

Eu costumava enlouquecer com Elvis, como todo mundo, mas não agora. Eu não gosto disso. E eu odeio músicas com ‘walk’ e ‘talk’ – você sabe, essas letras. Ela anda, ela fala. Eu não gosto disso. E eu não gosto da batida dupla: ‘doom-cha doom-cha’, essa parte. É horrível. Pobre e velho Elvis.

Mais tarde, Lennon faria outra crítica a Presley, descrevendo a época das filmagens de Help! (1965) como seu “período gordo a la Elvis”.

Foi maldoso?

Phil Collins

Apesar de Phil Collins parecer um cara super legal, tem um integrante dos Beatles com quem ele tem uma rixa: Paul McCartney.

Grande fã dos Fab Four, a opinião do ex-líder do Genesis sobre Macca mudaria após um incidente no Palácio de Buckingham, em Londres, na Inglaterra, em 2002.

Quando soube que Paul estaria no evento, Collins chegou a pedir autógrafo para o baixista, mas não foi bem tratado. Claramente, McCartney não tinha muita consideração por Phil ou por sua música.

Consegue imaginar sir Paul sendo descortês com alguém? Pois bem…

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!