Eloy Casagrande e Greyson Nekrutman (Sepultura)
Foto de Eloy Casagrande com o Sepultura por TMDQA!/Diego Castanho e foto de Greyson Nekrutman via Divulgação

Na semana em que inicia sua turnê Celebrating Life Through Death, que comemora os 40 anos de carreira e também inicia uma despedida dos palcos, o Sepultura entregou uma bomba para os fãs. O baterista Eloy Casagrande, que estava no grupo desde 2011 e se tornou um dos músicos mais aclamados do planeta, está deixando a banda e um substituto já foi anunciado.

Em comunicado à imprensa informando a decisão, o Sepultura explicou:

Depois de 2 anos de concepção e muito trabalho, que envolve a banda, os empresários, a equipe de roadies, gravadoras, advogados, promotores locais e agentes de viagem…

Depois de firmar um acordo com a 30e no Brasil e a Cobra Agency no resto do mundo para anunciar uma tour de despedida, anúncio feito no dia 8 de Dezembro de 2023, para celebrar 40 anos de história intitulada ‘Celebrating Life through Death’…

Depois de abrir as vendas dos ingressos e de ter tido uma resposta maravilhosa dos nossos fãs, esgotando várias praças pelo mundo, abrindo novas datas e criando uma expectativa mágica e muito positiva…

Depois dos ensaios marcados e confirmados, de toda a estrutura pronta para encarar os próximos 18 meses de shows e celebrações…

No último dia 6 de Fevereiro, em uma reunião extraordinária, o baterista Eloy Casagrande comunicou à banda e aos empresários que está se desligando do Sepultura pra seguir carreira em outro projeto.

Fomos pegos de surpresa, sem aviso prévio ou qualquer tipo de debate sobre como fazer a transição. A comunicação foi feita e ele se desligou imediatamente da banda, abandonando tudo relacionado ao Sepultura.

A nossa história é feita de desafios e são eles que alimentam nossa criatividade e determinação. Não seria agora, depois de tudo que passamos nesses 40 anos, que iríamos desistir, pelo contrário!

Sendo assim, estamos muito felizes em anunciar o espetacular baterista Greyson Nekrutman, que será o nosso parceiro nas baquetas para honrar o compromisso que temos com a Sepulnation e com todos que fazem parte desta celebração!

Sempre fortes e unidos na energia positiva de respeito e gratidão. Nos vemos na estrada!

Vamos celebrar,
Andreas Kisser, Derrick Green e Paulo Xisto

Com isso, chega ao fim o ciclo do terceiro baterista na história do Sepultura. O membro fundador foi Iggor Cavalera, que permaneceu até 2006, e Jean Dolabella ficou na banda entre 2006 e 2011. A gente deseja que os dois lados tenham boas caminhadas daqui pra frente!

Quem vai substituir Eloy Casagrande no Sepultura?

No mesmo comunicado, o Sepultura também já informou quem irá substituir Eloy nos shows de despedida do grupo, que se iniciam já nesta sexta-feira (01) em Belo Horizonte, no Arena Hall (veja todas as datas já anunciadas por aqui).

Como é de praxe para a banda, a escolha foi por um nome jovem, que ainda não é tão conhecido na indústria: o americano Greyson Nekrutman, atualmente baterista do Suicidal Tendencies desde 2023.

Em comunicado, o jovem de 21 anos se mostrou empolgado com a oportunidade e agradeceu o Sepultura pela confiança:

Hoje expresso minha sincera gratidão pela incrível oportunidade de me juntar aos lendários integrantes do Sepultura em sua turnê de despedida. Contribuir para esse legado é um privilégio que me enche de honra e entusiasmo. A abordagem destemida do Sepultura para explorar novos territórios na esfera do metal é algo que eu sempre admirei e usei como inspiração em minhas próprias empreitadas musicais. Estou ansioso para somar à arte da banda, para me conectar com os fãs que sempre apoiaram o Sepultura durante sua evolução e também para criar novas experiências eletrizantes no palco. Um brinde aos novos capítulos que escreveremos, aos palcos que conquistaremos e à poderosa música que vamos apresentar em todo planeta.

Verdadeiro garoto prodígio da bateria, Greyson de fato parece ser fã do Sepultura, já que chegou a compartilhar uma foto com Eloy durante sua participação na NAMM, convenção de música da América do Norte, que recebeu comentários inclusive do vocalista Derrick Green.

Veja logo abaixo um vídeo de Greyson tocando a lendária “Caravan” (Juan Tizol/Duke Ellington) para conhecer o seu talento!

Conheça Greyson Nekrutman, novo baterista do Sepultura

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!