Turnstile e Molho Negro estão entre bandas que podem agradar fãs do Nirvana
Fotos: @thedudesclub.studio/TMDQA! e Spotify

Ir no show da sua banda preferida é uma sensação inigualável. Da mesma forma, infelizmente, a gente sabe que a saudade aperta muito quando a banda em questão não está mais ativa e isso deixa de ser uma possibilidade — como é o caso do Nirvana e tantas outras que ficaram pelo caminho nos últimos anos.

Uma forma de consolar isso é ouvindo as gravações de estúdio, mas, mesmo com novidades aqui e ali como o relançamento de In Utero com faixas inéditas, nada substitui o prazer de ouvir aquele próximo passo da banda que você tanto gosta.

Pensando nisso e tentando ajudar os fãs que buscam preencher esse vazio, o TMDQA! escolheu o Nirvana para dar início a uma série de listas com recomendações de novos artistas (ou não tão novos assim, mas ainda ativos) para quem está com saudades de bandas clássicas que já não produzem novos materiais ou fazem shows ao vivo.

Confira a nossa seleção a seguir e não deixe de comentar no Instagram e Twitter se alguma dessas bandas te conquistar!

7 bandas para quem sente falta do Nirvana

Balance and Composure

Formado em Doylestown, na Pensilvânia, EUA, em 2007, o Balance and Composure é uma espécie de filho do Nirvana com o Emo, resultado da mistura de influências da banda liderada por Kurt Cobain com a de outros grupos contemporâneos de Kurt como JawbreakerSunny Day Real Estate.

Eles têm até o momento três discos de estúdio, e a nossa dica fica por conta dos dois primeiros: Separation (2011) e The Things We Think We’re Missing (2013). No mais recente, Light We Made (2016), a banda se enveredou por um caminho mais experimental, que também é bem interessante mas foge das comparações com o Nirvana.

A boa notícia é que este é um ótimo momento para virar fã do grupo: eles anunciaram seu fim em 2019, mas voltaram em 2023 e têm lançado novos materiais nos últimos meses, incluindo a ótima “Savior Mode”, que resgata a sonoridade dos primórdios.

Fiddlehead

Formado em 2014, o Fiddlehead é uma ótima banda para esta lista por já levar diretamente a outra indicação. Trata-se de uma espécie de supergrupo que tem como um de seus integrantes o guitarrista Alex Henery, do Basement, que seria uma recomendação perfeita caso ainda estivesse ativo.

No entanto, como a banda tem feito apenas reuniões esporádicas, o Fiddlehead serve muito bem para você conhecer agora e se apaixonar. O primeiro álbum surgiu lá em 2018, mas eles seguem bem ativos nos últimos anos e lançaram o disco Death Is Nothing to Us em 2023, através da Run for Cover Records.

A gravadora também é uma ótima pedida para buscar artistas com a mesma vibe, então fica a dica!

METZ

Diretamente de Ottawa, no Canadá, a banda METZ também surgiu em 2007 e se define como um grupo de essência Punk, algo que também era bem visto no Nirvana. As semelhanças não acabam por aí, já que o grupo lançou todos os seus álbuns pela gravadora Sub Pop — a mesma responsável por Bleach.

O primeiro álbum, autointitulado, saiu lá em 2012. O mais recente é Atlas Vending, de 2020, e aqui todos são ótimas pedidas para quem busca um som que se assemelhe às músicas mais Punk de Kurt e companhia!

 

Molho Negro

É claro que não poderia faltar nessa lista uma representante do Rock nacional, e a escolha pelo Molho Negro foi uma decisão fácil. O grupo formado em Belém do Pará está na estrada desde 2012 e tem uma pegada bem interessante ao contrastar peso e melodia, algo que certamente vai agradar aos fãs de Nirvana.

Outro ponto que vale muito a pena destacar é a potência ao vivo do grupo, que tem um dos shows mais intensos do país — e, claro, muito mais acessível do que qualquer atração internacional.

O disco mais recente da banda é ESTRANHO, de 2022, mas a gente não pode deixar de falar aqui da música “Fã do Nirvana”, parte do disco Lobo (2014). Apesar da ironia da música, o grupo já deixou bem claro ter Kurt e companhia como inspiração e, a julgar pelos comentários da música em questão no YouTube, a mistura de fãs deu certo!

Pissed Jeans

Outra banda da gravadora Sub Pop e também originária da Pensilvânia, mas dessa vez de Allentown, o Pissed Jeans é um pouco mais antigo e traz em sua essência a influência do Hardcore dos Anos 80 que também era perceptível com força em algumas das músicas mais viscerais do Nirvana.

O grupo é pioneiro em uma sonoridade que hoje é explorada por outras bandas como IDLES, e continua bastante ativo; aliás, o primeiro dia de Março de 2024 marcará o lançamento de Half Divorced, sexto álbum de estúdio da banda que estreou em 2005 com o disco Shallow.

Turnstile

Grande queridinho da nova geração do Punk e Hardcore, o Turnstile nasceu em Baltimore, Maryland, em 2010 e estourou de vez em 2021 com o álbum GLOW ON. Aqui, talvez a maior semelhança seja a essência inovadora, que é representada através de referências muito bem aproveitadas e dissecadas principalmente no disco mais recente.

Isso quer dizer que talvez ouvir músicas do Turnstile não vá te remeter imediatamente ao Nirvana, mas vale lembrar que uma das maiores qualidades de Kurt Cobain, Krist Novoselic Dave Grohl foi justamente ter criado uma sonoridade única — algo que, incontestavelmente, o Turnstile conseguiu fazer em seu trabalho mais recente.

Dito isso, os dois primeiros discos (Nonstop Feeling, de 2015, e Time & Space, de 2018) também são pedidas espetaculares para mergulhar a fundo nessa banda!

Wavves

Banda com o maior catálogo das que apresentamos por aqui, o Wavves surgiu em 2008 em San Diego, na Califórnia. Com forte influência de sonoridades que fogem um pouco do que se espera nesse cenário, como o Surf Rock, o grupo liderado por Nathan Williams se destaca justamente por sua originalidade.

São sete discos no total neste catálogo, sendo o mais recente Hideaway, de 2021. Talvez o ponto alto para quem está buscando algo com uma sonoridade parecida ao Grunge seja o ótimo Afraid of Heights, de 2013, mas vale a pena ir além e conhecer tudo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!