Rapper Kanye West
Foto do rapper Kanye West via Shutterstock

No dia 9 de Fevereiro, Kanye West divulgou nos serviços de streaming o disco VULTURES 1, feito em parceria com Ty Dolla $ign e que vem causando polêmica por conta de usos não autorizados de samples, além de todas as atitudes do rapper nos últimos anos.

Em meio aos debates sobre a violação dos direitos autorais de outros artistas e sobre o lado pessoal de West, o trabalho estreou em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard 200, dando a Ye sua 11ª liderança no ranking e a primeira de Ty.

Ao provar que, aparentemente, suas controvérsias provocam efeitos positivos, o rapper viu seu novo disco — considerado um fracasso pela crítica — bater 148 mil unidades equivalentes de álbuns vendidos nos EUA na semana encerrada em 15 de Fevereiro, de acordo com a Luminate.

Na segunda posição apareceu Usher, que obteve seu álbum de maior sucesso na Billboard 200 em mais de uma década ao vender 91 mil cópias de COMING HOME, material que estreou pouco antes de seu show no intervalo do Super Bowl 2024.

Como informou a Billboard, VULTURES 1 é o primeiro álbum de West e Ty lançado fora do sistema de grandes gravadoras e sucede diversos discursos de ódio e comentários classificados como antissemitas que resultaram no distanciamento de gravadoras e empresas de Ye.

Você pode ouvir VULTURES 1 ao final da matéria.

Kanye West se junta a Bruce Springsteen em recorde

VULTURES 1 sobreviveu a uma primeira semana turbulenta no mercado e, como também destacou o portal, Kanye empatou com Bruce Springsteen e Barbra Streisand com 11 anotações no topo da parada de álbuns.

À frente deles, estão apenas os Beatles (recorde de 19 primeiros lugares), Jay-Z (14), Drake e Taylor Swift (cada um com 13). VULTURES 1, aliás, é o 11º álbum consecutivo de Kanye nas paradas a estrear na primeira colocação, o maior número de qualquer artista.

LEIA TAMBÉM: Kanye West cutuca Ozzy Osbourne em resposta a acusações de antissemitismo e roubo de sample

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!