Freddie Mercury no Live Aid
Reprodução / YouTube

A genialidade do tão saudoso Freddie Mercury ainda é muito celebrada mesmo décadas após o seu precoce falecimento. Afinal, o líder do Queen marcou a história da música com sua voz única, suas composições e suas performances extraordinárias que atraíram os olhares do mundo inteiro.

Com um extenso catálogo do Queen repleto de hits, seria um grande desafio deduzir quais músicas da banda Mercury escolheria como suas favoritas.

Porém, em 2022, os integrantes remanescentes da banda, Brian May e Roger Taylor, elaboraram uma playlist no Spotify com as canções mais especiais para seu antigo companheiro de grupo, incluindo tanto músicas do Queen, como da carreira solo do vocalista e de outro artistas.

A primeira faixa do Queen a ser incluída na lista foi o grande clássico “Somebody to Love”, que integra o disco A Day at the Races, lançado pelo grupo em 1976. A faixa arrepia qualquer admirador da banda, e revela a paixão simultânea dos músicos pela harmonia de vozes que é bem comum na música gospel.

Sobre a canção, Freddie Mercury declarou uma vez (via Far Out):

Tínhamos as mesmas três pessoas cantando nas grandes seções de coral, mas acho que tinha um tipo diferente de abordagem técnica porque havia meio que esse jeito gospel de cantar, que eu acho que era diferente para nós. Meio que ir até Aretha Franklin, meio que os deixou um pouco loucos.

Eu só queria escrever algo nesse sentido. Fiquei meio indignado com a abordagem gospel que ela tinha em seus álbuns, os primeiros. Embora possa soar o mesmo tipo de abordagem nas harmonias, é muito diferente no estúdio porque é como um se fosse uma coisa diferente.

Outra faixa que marcou presença na playlist foi “It’s a Hard Life”, que foi lançada no disco de 1984, The Works. Nas notas do Greatest Video Hits 2 de 2003, Brian May comentou sobre os bastidores da música, que também é uma de suas favoritas do Queen:

Na minha opinião, esta é uma das canções mais bonitas que Freddie já escreveu. Vem direto do coração e ele se abriu durante a criação. Fiquei sentado com ele por horas e horas e horas, apenas pronunciando cada palavra e tentando tirar o máximo proveito delas. É algo muito revelador sobre como são os relacionamentos, e ele estava falando sobre seu relacionamento.

Mas há o relacionamento de todos ali, seja qual for o tipo de relacionamento. Para mim, é uma de suas músicas mais lindas. Diante disso, acho que fiquei assustado por ele querer fazer esse tipo de vídeo porque é totalmente perturbador, obviamente. Mas na cabeça de Freddie, não vou dizer que é uma piada; é uma abordagem irônica.

Confira a seguir a lista com as melhores músicas do Queen na opinião de Freddie Mercury!

Playlist com influências e músicas preferidas de Freddie Mercury

A lista com as músicas favoritas do astro também inclui algumas canções da carreira solo de Freddie, como “Time”, “The Great Pretender” e “Love Me Like There’s No Tomorrow”.

Além disso, também estão presentes sucessos de outros grandes nomes como Elvis PresleyGeorge Michael, e você pode conferir a seleção completa divulgada pelo perfil oficial da banda neste link.

As 4 melhores músicas do Queen segundo Freddie Mercury

“Somebody to Love”

“Crazy Little Thing Called Love”

“It’s a Hard Life”

“The Miracle”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!