Kurt Cobain com guitarra leiloada
Reprodução/YouTube

A histórica guitarra usada por Kurt Cobain em seu último show ao lado do Nirvana agora possui um novo dono.

A Fender MG-69 Mustang 1993, fabricada no Japão, foi, segundo o site da casa de leilões Julien’s Auctions, o instrumento de palco mais bem documentado e reconhecível do saudoso vocalista da lendária banda de grunge. Além disso, foi a guitarra mais usada por Cobain durante o ciclo de turnê em apoio ao terceiro e último álbum do grupo, In Utero, que aconteceu entre 1993 e 1994.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a presença da banda no MTV Unplugged em 18 de Novembro de 1993 foi o último show do Nirvana, o grupo ainda estava na estrada com a turnê de In Utero.

E foi durante a excursão que aconteceu a última performance do grupo, realizada em 1º de Março de 1994, em Munique, na Alemanha. Nos registros feitos na época, é possível ver que a guitarra com acabamento Sonic Blue, conhecida também como “Skystang I”, foi o instrumento usado por Kurt naquela noite.

Guitarra usada por Kurt Cobain em seu último show é leiloada

O leilão chamado “Played, Worn, & Torn: Rock ‘N’ Roll Iconic Guitars And Memorabilia”, responsável por vender a icônica guitarra de Kurt Cobain, aponta na descrição do item uma série de degradações presentes no corpo do instrumento.

Mesmo com amplo desgaste no corpo da guitarra, áreas de pintura descascadas nas bordas, rachaduras e outros pequenos defeitos, a Sky Stang I, que pertencia até o momento do leilão ao irmão de Kurt, Chad Cobain, foi arrematada após 13 lances por US$ 1.587.500, algo perto da marca de 8 milhões de reais.

No mesmo leilão, também foram oferecidos e vendidos um maço de cigarro que pertenceu ao vocalista do Nirvana, além de uma calça jeans usada pelo músico no videoclipe de “Heart Shaped Box”, uma Fender Stratocaster quebrada e autografada, um suéter e mais. Confira a lista completa de itens clicando aqui.

Último show do Nirvana

Logo abaixo você pode assistir a um vídeo em alta qualidade de Kurt Cobain em ação no último show do Nirvana com a guitarra.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!