Dire Straits tocando em 1979

Em entrevista para o jornal britânico The Independent, o baixista John Illsley falou sobre um possível reencontro do Dire Straits e lembrou a separação da banda em 1995.

Durante o papo, o veterano músico revelou que recebe regularmente, através do ex-empresário Paul Crockford, propostas financeiras para que o grupo retorne aos palcos.

Segundo Illsley, muita gente tenta tirar o Dire Straits, que ainda tem todos os seus membros vivos, da aposentadoria, mas o grupo nunca aceitou nenhuma oferta (via RádioRock):

Toda vez que almoçamos, ele [Paul] me diz: ‘Eu gostaria que as pessoas parassem de me oferecer enormes quantias de dinheiro para retornar [com o Dire Straits]’.

John disse ainda que ficou “muito feliz” quando percebeu que “as coisas estavam chegando ao fim”, por se sentir “mentalmente, fisicamente e emocionalmente exausto”.

“A maioria dos nossos casamentos estava desmoronando, não estávamos vendo muito nossos filhos, estava tudo errado. São as coisas habituais que podem acontecer com as pessoas numa banda,” justificou o baixista sobre as constantes recusas de reunião.

Em outro momento do papo, ele falou sobre como chegou a ter uma certa dúvida sobre o término da banda ser a decisão correta e afirmou:

Você fica se perguntando se isso foi uma boa ideia. E eu tinha que ficar dizendo para mim mesmo que foi uma boa ideia. Porque agora você está fazendo algo completamente diferente, algo novo. Eu fiquei em Londres estudando pintura, fiz algumas aulas, uma verdadeira bagunça por sete ou oito anos, mas aí comecei a fazer eventos de arte.

E aí eu pensei, ‘OK, isso é divertido’. Parei de tocar música por um tempo. Eu encostei o baixo na parede e disse para ele: ‘obrigado por tudo, mas estou fazendo algo completamente diferente agora’.

Illsley fundou o Dire Straits no Reino Unido em 1977 ao lado dos irmãos guitarristas Mark Knopfler e David Knopfler e do baterista Pick Withers.

Hit do Dire Straits foi inspirado por péssimo show de Jazz

Talvez a música mais popular do Dire Straits, “Sultans of Swing” foi composta por Mark depois de entrar em um pub deserto em uma noite chuvosa e assistir a uma “péssima banda de Jazz”, que se chamava justamente Sultans of Swing (“Sultões do Swing”, em português).

A curiosa história sobre a composição que apareceu no álbum autointitulado de estreia lançado em 1978 foi tema de uma matéria do TMDQA! e você pode saber mais sobre o ocorido aqui.

LEIA TAMBÉM: Pra relaxar: ouça a genial guitarra isolada de “Sultans of Swing”, do Dire Straits

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!