Mark Knopfler e uma performance histórica de
Reprodução/YouTube

A música “Sultans of Swing”, do Dire Straits, é um dos maiores hits da história do Rock. Por isso, é inimaginável assistir a um show de Mark Knopfler e não ouvir a música, certo? Bem, quem comprou o primeiro DVD solo do artista teve uma surpresinha.

Em 1996, o cantor e guitarrista lançou sua estreia em carreia solo, o álbum Golden Heart. O Dire Straits tinha encerrado as atividades silenciosamente em 1992, depois da turnê do disco On Every Street (1991).

Após a sequência de shows que durou 15 meses, Mark Knopfler deu entrevistas dizendo que precisava “voltar para a realidade”, e que ter uma banda daquele tamanho era “desumanizador”. Ele precisou de dois anos para “desintoxicar”, e em 1994 começou a trabalhar em trilhas sonoras para filmes.

Quando veio o primeiro álbum solo, ele foi acompanhado pelo especial A Night In London, gravado pela BBC. O trabalho foi lançado em VHS e LaserDisc.

Pra quem não viveu essa época, o LaserDisc era um formato parecido com um CD gigante. Apesar de ter uma qualidade de imagem levemente superior à fita, ele nunca foi muito popular na maior parte do mundo pela falta de praticidade.

“Sultans of Swing” não entrou no DVD

Por que estamos contando isso? Acontece que, na versão LaserDisc do show A Night In London, aparece uma versão inacreditável de “Sultans of Swing”, em que Mark Knopfler está especialmente inspirado.

Mas quando o músico lançou o projeto em DVD em 2003 – aí sim um formato amplamente utilizado pelo planeta – ele preferiu excluir a performance do hit do Dire Straits.

Na versão de 6 anos depois, a tracklist traz poucos sucessos de sua ex-banda, como “Walk of Life”, “Romeo and Juliet” e “Brothers in Arms”. O destaque ao longo de 94 minutos fica para canções da carreira solo e de trilhas sonoras.

Ou seja, Mark Knopfler até podia estar tentando se distanciar do Dire Straits comercialmente, mas na hora das apresentações ele não conseguia resistir aos seus grandes hits. Eu não julgo, e você?

Assista à performance histórica de Mark Knopfler

A boa notícia é que o vídeo de “Sultans of Swing” no show A Night In London foi digitalizado do LaserDisc diretamente para o YouTube, e você pode assisti-lo abaixo!

Vale lembrar que, recentemente, o TMDQA! já te contou os segredos por trás do histórico riff dessa música, com Mark Knopfler explicando sua técnica de dedilhado tão única entre guitarristas de Rock.

Também relembramos o que inspirou a letra do clássico, que descreve uma experiência real que o cantor teve assistindo a uma “péssima banda de Jazz” em um pub, numa noite chuvosa.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!