Lauryn Hill em 2019
Foto de Lauryn Hill via Shutterstock

Lauryn Hill chamou atenção com uma fala recente durante um dos shows de comemoração dos 25 anos de lançamento do seu disco de estreia solo, The Miseducation of Lauryn Hill.

Além dos atrasos frequentes da cantora, relatados por diversos fãs que compareceram em seus shows ao vivo, a artista chegou a adiar duas apresentações em Outubro – uma na Filadélfia e outra em Fort Worth – alegando grave tensão vocal e lesões depois de fazer a estreia da turnê com os Fugees no dia 18 daquele mês.

Durante sua recente performance, que ocorreu no último sábado (4) na Crypto.com Arena de Los Angeles, Hill decidiu se defender em relação aos atrasos e sua ausência em alguns shows de uma maneira peculiar:

Eles dizem: ‘Ela está atrasada. Ela está muito atrasada’. Ei, vocês têm sorte de eu subir neste palco todas as noites. Eu não faço isso porque eles me deixaram fazer, eu faço isso porque estou aqui em nome de Deus. Deus é quem me permite fazer isso, quem me cercou de família e comunidade quando não havia apoio, quando o álbum vendeu tantos discos e ninguém apareceu e disse ‘Ei, você gostaria de fazer outro?’. Então eu viajei ao redor do mundo e toquei o mesmo álbum indefinidamente. Porque somos as que sobreviveram. Não somos apenas as que sobreviveram, somos as que prosperaram.

Você pode assistir à fala de Lauryn com legendas ao final da matéria!

Lauryn Hill fala sobre adiamento de shows e critica a indústria

Após anunciar o adiamento da apresentação de 30 de Outubro em Fort Worth, no Texas, a artista emitiu um comunicado que explicou sua situação:

Lutei nos últimos shows, forçando minha voz e mascarando a lesão com medicamentos. Isso não é seguro ou sustentável. Acordei esta manhã esperando ter voz suficiente para me virar esta noite, mas mal consigo falar e muito menos cantar ou fazer rap.

Vale lembrar que, em 2003, existiam suspeitas de que Hill havia iniciado o processo de gravação do seu segundo álbum de estúdio em Miami. Porém, até hoje, duas décadas depois, este material não foi lançado. Na época, uma pessoa do setor explicou que “muitas pessoas diferentes foram chamadas para lá e tiveram experiências estranhas”.

Os relatos apontam que o ritmo lento das sessões supostamente exigiram que alguns músicos assinassem um termo de responsabilidade concedendo a Hill os créditos exclusivos de composição por suas colaborações, enquanto outros foram transportados e hospedados em hotéis, mas nunca foram realmente colocados para trabalhar no estúdio.

Algumas fontes disseram que a gravadora Columbia teria suspendido o orçamento da gravação depois que a cantora gastou mais de US$2,5 milhões, mas o selo negou as alegações na época e sustentou que o álbum seguinte seria lançado em 2004, o que não aconteceu.

The Miseducation of Lauryn Hill

Lançado em 1998, The Miseducation of Lauryn Hill se tornou um dos trabalhos mais aclamados da história da música. Misturando influências do Neo Soul, R&B e Hip Hop, o álbum que marcou a estreia solo da cantora contou com colaborações de músicos como D’Angelo, Carlos Santana e Mary J. Blige.

A agenda da turnê de comemoração dos 25 anos do disco de estreia de Lauryn Hill ainda conta com duas apresentações: uma nesta terça-feira, 7 de Novembro, em Oakland e a última em Seattle, no dia 9 de Novembro.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!