Featured

10 músicas dos Anos 80 que já atingiram 1 bilhão de reproduções no Spotify

A década de 80 é muito possivelmente a mais celebrada de todos os tempos. Da estética à música, passando pela produção audiovisual e pela moda, os Anos 80 evocam um saudosismo em muita gente e, por isso, acabam sendo usados como tema de diversas produções mais recentes.

Uma prova de como essa década é forte está, por incrível que pareça, no Spotify. Afinal de contas, a plataforma de streaming se popularizou entre 2011 e 2012 e, mesmo assim, uma série de músicas dos Anos 80 já atingiu a cobiçada marca de 1 bilhão de reproduções, ressaltando o status de verdadeiros hinos.

Advertising
Advertising

A gente já trouxe por aqui uma seleção só com clássicos do Rock e Metal dessa época que entraram no chamado Clube do Bilhão — uma playlist oficial que reúne todas as faixas que já alcançaram mais de 1 bilhão de reproduções na plataforma. Agora, vamos nos enveredar um pouco mais pelo caminho do Pop, que também teve um grande momento nessa década.

Em tempo, a gente também já te contou por aqui que a década de 60 tem apenas 3 músicas que atingiram 1 bilhão de streams no Spotify, enquanto década de 70 já tem pelo menos 11 canções no cobiçado Clube do Bilhão.

Abaixo, você confere 10 verdadeiros hinos dos Anos 80 que já atingiram essa grande marca!

a-ha – “Take On Me” (1985)

Começamos a lista com um verdadeiro fenômeno e uma das poucas bandas que não vêm de um país de língua inglesa a atingir essa marca histórica. Os noruegueses do a-ha são a própria representação dos Anos 80, e “Take On Me” é sem dúvidas um hino atemporal: são quase 1,6 bilhão de reproduções para provar isso.

Eurythmics – “Sweet Dreams (Are Made of This)” (1983)

Um dos grupos mais subestimados dos Anos 80, o Eurythmics tem um enorme hit que atrai todas as atenções para si. É claro que falamos de “Sweet Dreams (Are Made of This)”, que já tem quase 1,15 bilhão de plays — sem contar as inúmeras versões feitas por artistas dos mais diversos gêneros.

Kate Bush – “Running Up That Hill (A Deal with God)” (1985)

A fenomenal Kate Bush só precisava de um empurrãozinho e foi exatamente o que aconteceu com Stranger Things. Já muito ouvido, o hit “Running Up That Hill” quebrou a barreira do bilhão depois de ter aparecido em uma cena crucial da série da Netflix, que levou a música a inúmeros novos ouvintes.

Michael Jackson – “Billie Jean” (1982)

O Rei do Pop não poderia faltar em uma lista como essa, mas a aparição de “Billie Jean” especificamente é um pouco curiosa especialmente pela discrepância: são 1,5 bilhão de streams nesse hino contra apenas 524 milhões em “Thriller”, enquanto o segundo lugar ficou com “Beat It”, que já tem 975 milhões e deve entrar nesse Clube em breve.

Queen & David Bowie – “Under Pressure” (1981)

Hit inquestionável, “Under Pressure” é uma das várias músicas do Queen a bater 1 bilhão de reproduções e, claro, ainda serve também para David Bowie merecidamente marcar presença. Ainda assim, a faixa tem “apenas” 1,4 bilhão de reproduções, sendo apenas a quarta mais reproduzida da banda.

The Police – “Every Breath You Take” (1983)

Quem tira um tempo pra ler a letra de “Every Breath You Take” sabe que o clássico do The Police é muito mais perturbador do que uma canção de amor, mas não adianta: são 1,7 bilhões de reproduções entre os que ainda usam a faixa em tom romântico e aqueles que, mesmo sabendo do significado, reconhecem que a música é boa demais mesmo assim.

Tears for Fears – “Everybody Wants to Rule the World” (1985)

Tears for Fears tem inúmeros hits, mas é surreal a diferença de “Everybody Wants to Rule the World” para as outras músicas da banda: ela tem 1,3 bilhão de reproduções enquanto “Shout”, a segunda mais ouvida, ainda nem chegou a 300 milhões. Pelo menos uma parte disso é culpa do TikTok, onde a canção viralizou nos últimos tempos.

Toto – “Africa” (1982)

É difícil explicar o que acontece para algumas coisas se tornarem fenômenos na internet, mas é exatamente isso que rolou com “Africa”, do Toto. A música já era um grande clássico dos Anos 80, mas ganhou ainda mais força como meme e tem impressionantes 1,5 bilhão de streams.

Wham! – “Last Christmas” (1984)

As músicas de Natal são um grande clássico e, se por aqui no Brasil é mais comum ouvirmos álbuns de artistas nacionais (Mariah Carey não conta!), nos países de língua inglesa o grande sucesso é “Last Christmas”, do Wham!, que já tem 1,18 bilhão de reproduções.

Whitney Houston – “I Wanna Dance with Somebody” (1987)

Parece uma loucura, mas é verdade: o maior hit de Whitney Houston, ao menos no Spotify, não é “I Will Always Love You”. Apesar de não ter furado tanto a bolha quanto a música da trilha sonora de O Guarda-Costas“I Wanna Dance with Somebody” parece ter ouvintes mais fiéis e já superou a barreira do bilhão.

Published by
Felipe Ernani