Sweet Dreams e outras músicas dos Anos 80 com 1 bilhão de streams
Reprodução/YouTube

A década de 80 é muito possivelmente a mais celebrada de todos os tempos. Da estética à música, passando pela produção audiovisual e pela moda, os Anos 80 evocam um saudosismo em muita gente e, por isso, acabam sendo usados como tema de diversas produções mais recentes.

Uma prova de como essa década é forte está, por incrível que pareça, no Spotify. Afinal de contas, a plataforma de streaming se popularizou entre 2011 e 2012 e, mesmo assim, uma série de músicas dos Anos 80 já atingiu a cobiçada marca de 1 bilhão de reproduções, ressaltando o status de verdadeiros hinos.

A gente já trouxe por aqui uma seleção só com clássicos do Rock e Metal dessa época que entraram no chamado Clube do Bilhão — uma playlist oficial que reúne todas as faixas que já alcançaram mais de 1 bilhão de reproduções na plataforma. Agora, vamos nos enveredar um pouco mais pelo caminho do Pop, que também teve um grande momento nessa década.

Em tempo, a gente também já te contou por aqui que a década de 60 tem apenas 3 músicas que atingiram 1 bilhão de streams no Spotify, enquanto a década de 70 já tem pelo menos 11 canções no cobiçado Clube do Bilhão.

Abaixo, você confere 10 verdadeiros hinos dos Anos 80 que já atingiram essa grande marca!

a-ha – “Take On Me” (1985)

Começamos a lista com um verdadeiro fenômeno e uma das poucas bandas que não vêm de um país de língua inglesa a atingir essa marca histórica. Os noruegueses do a-ha são a própria representação dos Anos 80, e “Take On Me” é sem dúvidas um hino atemporal: são quase 1,6 bilhão de reproduções para provar isso.

Eurythmics – “Sweet Dreams (Are Made of This)” (1983)

Um dos grupos mais subestimados dos Anos 80, o Eurythmics tem um enorme hit que atrai todas as atenções para si. É claro que falamos de “Sweet Dreams (Are Made of This)”, que já tem quase 1,15 bilhão de plays — sem contar as inúmeras versões feitas por artistas dos mais diversos gêneros.

Kate Bush – “Running Up That Hill (A Deal with God)” (1985)

A fenomenal Kate Bush só precisava de um empurrãozinho e foi exatamente o que aconteceu com Stranger Things. Já muito ouvido, o hit “Running Up That Hill” quebrou a barreira do bilhão depois de ter aparecido em uma cena crucial da série da Netflix, que levou a música a inúmeros novos ouvintes.

Michael Jackson – “Billie Jean” (1982)

O Rei do Pop não poderia faltar em uma lista como essa, mas a aparição de “Billie Jean” especificamente é um pouco curiosa especialmente pela discrepância: são 1,5 bilhão de streams nesse hino contra apenas 524 milhões em “Thriller”, enquanto o segundo lugar ficou com “Beat It”, que já tem 975 milhões e deve entrar nesse Clube em breve.

Queen & David Bowie – “Under Pressure” (1981)

Hit inquestionável, “Under Pressure” é uma das várias músicas do Queen a bater 1 bilhão de reproduções e, claro, ainda serve também para David Bowie merecidamente marcar presença. Ainda assim, a faixa tem “apenas” 1,4 bilhão de reproduções, sendo apenas a quarta mais reproduzida da banda.

The Police – “Every Breath You Take” (1983)

Quem tira um tempo pra ler a letra de “Every Breath You Take” sabe que o clássico do The Police é muito mais perturbador do que uma canção de amor, mas não adianta: são 1,7 bilhões de reproduções entre os que ainda usam a faixa em tom romântico e aqueles que, mesmo sabendo do significado, reconhecem que a música é boa demais mesmo assim.

Tears for Fears – “Everybody Wants to Rule the World” (1985)

Tears for Fears tem inúmeros hits, mas é surreal a diferença de “Everybody Wants to Rule the World” para as outras músicas da banda: ela tem 1,3 bilhão de reproduções enquanto “Shout”, a segunda mais ouvida, ainda nem chegou a 300 milhões. Pelo menos uma parte disso é culpa do TikTok, onde a canção viralizou nos últimos tempos.

Toto – “Africa” (1982)

É difícil explicar o que acontece para algumas coisas se tornarem fenômenos na internet, mas é exatamente isso que rolou com “Africa”, do Toto. A música já era um grande clássico dos Anos 80, mas ganhou ainda mais força como meme e tem impressionantes 1,5 bilhão de streams.

Wham! – “Last Christmas” (1984)

As músicas de Natal são um grande clássico e, se por aqui no Brasil é mais comum ouvirmos álbuns de artistas nacionais (Mariah Carey não conta!), nos países de língua inglesa o grande sucesso é “Last Christmas”, do Wham!, que já tem 1,18 bilhão de reproduções.

Whitney Houston – “I Wanna Dance with Somebody” (1987)

Parece uma loucura, mas é verdade: o maior hit de Whitney Houston, ao menos no Spotify, não é “I Will Always Love You”. Apesar de não ter furado tanto a bolha quanto a música da trilha sonora de O Guarda-Costas“I Wanna Dance with Somebody” parece ter ouvintes mais fiéis e já superou a barreira do bilhão.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!