Eloy Casagrande dá detalhes sobre a bateria de Roots Bloody Roots do Sepultura
Crédito: reprodução

Eloy Casagrande pode não ter feito parte das primeiras formações do Sepultura, mas toca os clássicos da banda com muita competência e conhecimento e passou a ser reconhecido mundialmente por isso.

Em participação no canal do YouTube Drumeo, o baterista mostrou todo esse domínio e deu uma aula a respeito de “Roots Bloody Roots”, talvez o maior hino da banda brasileira de Metal e que apareceu no sexto disco de estúdio, Roots (1996).

Ao falar sobre uma das músicas mais icônicas do Sepultura, Casagrande explicou detalhes sobre a canção que carrega influências sonoras a partir do contato do grupo com a tribo Xavante.

No vídeo, Eloy mencionou Igor Cavalera, que comandou as baquetas na gravação original, e falou sobre os principais aspectos da bateria, incluindo o famoso groove de bumbo, além de produzir alguns sons com a boca e com as mãos para exemplificar o ritmo da batida.

Eloy Casagrande fala sobre bateria de “Roots Bloody Roots”

Como você pode conferir no vídeo completo ao final da matéria, Casagrande também disse que sua maneira de tocar é diferente do baterista original, sem querer suscitar comparações. Em seguida, o músico apresentou “Roots Bloody Roots” na íntegra.

Ao final da execução, Eloy ainda citou o produtor Ross Robinson, responsável pela gravação nos anos 1990 e com quem o próprio Casagrande teve a oportunidade de trabalhar alguns anos atrás.

Em sua fala, o baterista elogiou a forma de Robinson conduzir o trabalho se preocupando menos com “perfeição” e “técnica” e mais com a “energia” da faixa.

LEIA TAMBÉM: Pitty e Sepultura se encontram em camarim e cantora brinca sobre supergrupo: “boatos que meu gutural é bom”

Os detalhes de “Roots Bloody Roots”, do Sepultura

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!