Featured

7 momentos ao vivo que provam que Dave Grohl (Foo Fighters) é o maior rockstar da atualidade

Ninguém no Rock tem uma história como a de Dave Grohl: o homem que definiu as baquetas de uma das bandas mais revolucionárias da história, o Nirvana, se tornou vocalista, guitarrista, principal compositor e líder do Foo Fighters.

No meio do caminho ele ainda fundou e integrou diversos projetos paralelos como Queens Of The Stone Age, Them Crooked Vultures, Probot e Late!, além de ter dividido o palco com gigantes como Paul McCartney, Lionel Richie, Motörhead e muito mais.

Advertising
Advertising

A personalidade de Dave é outro atrativo à parte. Com muito talento para atuação, humor e bate-papos no geral, o músico também já dirigiu filmes e documentários como Sonic Highways (2014) e Studio 666 (2022).

Dito tudo isso, não é de se estranhar que muita gente considere Dave Grohl o maior rockstar vivo, e para fortalecer esse argumento o TMDQA! separou 7 momentos ao vivo – alguns recentes e outros mais clássicos – em que ele mostrou todo o seu carisma e talento. Veja abaixo!

Homenagem a Taylor Hawkins no primeiro show após sua morte

Em maio deste ano, quando retomou as apresentações ao vivo com o Foo Fighters após a morte de Taylor Hawkins, Grohl reservou um momento para homenagear o amigo. Sozinho no centro do palco e com muito sangue frio, ele apresentou “Cold Day In The Sun”, música escrita e cantada pelo baterista.

Show de 3 horas em Curitiba na turnê But Here We Are

Nessa mesma turnê que começou em 2023 divulgando o disco But Here We Are, o Foo Fighters “passou dos limites” aqui no Brasil, mais especificamente durante o show em Curitiba: se a banda costuma fazer apresentações de 2 horas lá fora, aqui foram 3 horas com direito a músicas de todos os discos e homenagem ao público brasileiro (veja mais vídeos da noite aqui).

LEIA TAMBÉM: Tem molejo! Dave Grohl (Foo Fighters) solta cintura ao som de “I Will Survive” e diverte a internet – veja vídeo

Dave Grohl e seu “trono de guitarras” após quebrar a perna

Agora voltamos para um momento clássico de Dave Grohl em 2015, quando o vocalista caiu do palco e quebrou a perna, mas continuou o show. Nas datas seguintes daquela tour, ele apareceu em um icônico “trono de guitarras” que até foi emprestado para Axl Rose do Guns N’ Roses e Darin Wall do Greyhawk quando eles passaram por situações similares.

Show lendário com Queens of the Stone Age e Mark Lanegan

Um encontro lendário por definição: em 2002, depois de gravar as baterias do clássico álbum Songs for the Deaf, do Queens of the Stone Age, Grohl fez um show com banda palco do Rock Werchter, tradicional festival na Bélgica. A performance ainda teve o saudoso cantor Mark Lanegan (Screaming Trees), que também participa do disco.

Dave Grohl e Paul McCartney no Glastonbury

E o que dizer de um encontro com o ex-Beatle e um dos maiores músicos de todos os tempos, simplesmente Paul McCartney? Foi a primeira apresentação de Dave Grohl após morte de Taylor – três meses depois – e foi no gigante festival Glastonbury, cantando “I Saw Her Standing There” e “Band On The Run”.

Homenagem a Lionel Richie no Hall da Fama do Rock

Outra performance de Dave Grohl que entrou para a história do Rock foi em homenagem a Lionel Richie no ano passado, quando o músico entrou para o Hall da Fama do Rock N’ Roll. Eles apresentaram juntos a belíssima faixa “Easy”, lançada pelo The Commodores em 1977.

Foo Fighters com Lemmy Kilmister

Em 2004, Dave Grohl se uniu ao grande Lemmy Kilmister do Motörhead para gravar a pedrada “Shake Your Blood” com seu projeto Probot, em que ele convidava lendas do Heavy Metal. Sete anos depois, eles se reuniram ao lado de todo o Foo Fighters para apresentar a faixa no iTunes Festival 2011.

Published by
Rafael Teixeira