7 momentos ao vivo que provam que Dave Grohl (Foo Fighters) é o maior rockstar da atualidade
Imagens: Diego Castanho (Foo Fighters Brasil) / Reprodução (YouTube)

Ninguém no Rock tem uma história como a de Dave Grohl: o homem que definiu as baquetas de uma das bandas mais revolucionárias da história, o Nirvana, se tornou vocalista, guitarrista, principal compositor e líder do Foo Fighters.

No meio do caminho ele ainda fundou e integrou diversos projetos paralelos como Queens Of The Stone Age, Them Crooked Vultures, Probot e Late!, além de ter dividido o palco com gigantes como Paul McCartney, Lionel Richie, Motörhead e muito mais.

A personalidade de Dave é outro atrativo à parte. Com muito talento para atuação, humor e bate-papos no geral, o músico também já dirigiu filmes e documentários como Sonic Highways (2014) e Studio 666 (2022).

Dito tudo isso, não é de se estranhar que muita gente considere Dave Grohl o maior rockstar vivo, e para fortalecer esse argumento o TMDQA! separou 7 momentos ao vivo – alguns recentes e outros mais clássicos – em que ele mostrou todo o seu carisma e talento. Veja abaixo!

Homenagem a Taylor Hawkins no primeiro show após sua morte

Em maio deste ano, quando retomou as apresentações ao vivo com o Foo Fighters após a morte de Taylor Hawkins, Grohl reservou um momento para homenagear o amigo. Sozinho no centro do palco e com muito sangue frio, ele apresentou “Cold Day In The Sun”, música escrita e cantada pelo baterista.

Show de 3 horas em Curitiba na turnê But Here We Are

Nessa mesma turnê que começou em 2023 divulgando o disco But Here We Are, o Foo Fighters “passou dos limites” aqui no Brasil, mais especificamente durante o show em Curitiba: se a banda costuma fazer apresentações de 2 horas lá fora, aqui foram 3 horas com direito a músicas de todos os discos e homenagem ao público brasileiro (veja mais vídeos da noite aqui).

LEIA TAMBÉM: Tem molejo! Dave Grohl (Foo Fighters) solta a cintura ao som de “I Will Survive” e diverte a internet – veja vídeo

Dave Grohl e seu “trono de guitarras” após quebrar a perna

Agora voltamos para um momento clássico de Dave Grohl em 2015, quando o vocalista caiu do palco e quebrou a perna, mas continuou o show. Nas datas seguintes daquela tour, ele apareceu em um icônico “trono de guitarras” que até foi emprestado para Axl Rose do Guns N’ Roses e Darin Wall do Greyhawk quando eles passaram por situações similares.

Show lendário com Queens of the Stone Age e Mark Lanegan

Um encontro lendário por definição: em 2002, depois de gravar as baterias do clássico álbum Songs for the Deaf, do Queens of the Stone Age, Grohl fez um show com a banda palco do Rock Werchter, tradicional festival na Bélgica. A performance ainda teve o saudoso cantor Mark Lanegan (Screaming Trees), que também participa do disco.

Dave Grohl e Paul McCartney no Glastonbury

E o que dizer de um encontro com o ex-Beatle e um dos maiores músicos de todos os tempos, simplesmente Paul McCartney? Foi a primeira apresentação de Dave Grohl após a morte de Taylor – três meses depois – e foi no gigante festival Glastonbury, cantando “I Saw Her Standing There” e “Band On The Run”.

Homenagem a Lionel Richie no Hall da Fama do Rock

Outra performance de Dave Grohl que entrou para a história do Rock foi em homenagem a Lionel Richie no ano passado, quando o músico entrou para o Hall da Fama do Rock N’ Roll. Eles apresentaram juntos a belíssima faixa “Easy”, lançada pelo The Commodores em 1977.

Foo Fighters com Lemmy Kilmister

Em 2004, Dave Grohl se uniu ao grande Lemmy Kilmister do Motörhead para gravar a pedrada “Shake Your Blood” com seu projeto Probot, em que ele convidava lendas do Heavy Metal. Sete anos depois, eles se reuniram ao lado de todo o Foo Fighters para apresentar a faixa no iTunes Festival 2011.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!