Os 10 melhores one-hit wonders de todos os tempos
Imagens: Divulgação

Sabe aquela música que desperta uma nostalgia enorme e você percebe que ainda sabe cantar a letra inteira, mas não sabe nem quem é o artista? Esses são os famosos one-hit wonders, ou “prodígios de uma música só”.

O termo foi cunhado por executivos da indústria musical dos Estados Unidos nos anos 80 depois de verem uma profusão de novas bandas e cantores atingindo o topo das paradas, mas sem conseguir repetir o feito no decorrer da carreira.

É claro que isso aconteceu no Brasil também, e o TMDQA! selecionou os 10 melhores exemplos de one-hit wonders nacionais e gringos, com músicas excelentes e que nos deixam questionando: o que aconteceu com esse artista?

O ranking vai da 10ª à 1ª posição e inclui nomes nacionais como Cidinho e Doca e O Surto, americanos como Survivor e Hoobastank e até alemães como Lou Bega. Confira abaixo!

10Lou Bega – “Mambo No. 5”

A primeira curiosidade envolvendo Lou Bega é que ele é alemão, filho de mãe italiana e pai ugandês, e seu único grande sucesso musical foi sampleando uma faixa de 1949 do cubano Pérez Prado, considerado o “Rei do Mambo”.

Aí foi só adicionar uma letra que homenageia a Monica, a Erica, a Rita e várias outras mulheres e correr pro abraço. A música foi indicada ao Grammy em 1999.

9Daniel Powter – “Bad Day”

Algo muito comum entre one-hit wonders é serem confundidos com outros cantores mais consolidados. Muita gente pensa que “Bad Day”, música de 2005, é de Robbie Williams, mas está no segundo disco de Daniel Powter. O canadense continua na ativa até hoje com cinco álbuns no catálogo, sendo o último de 2018.

LEIA TAMBÉM: As 10 bandas de Rock e Metal com mais inscritos no YouTube

84 Non Blondes – “What’s Up”

Nesse caso, o sucesso único tem um motivo justo. A banda feminina liderada por Linda Perry só lançou um disco, o Bigger, Better, Faster, More! de 1992. O trabalho do 4 Non Blondes teve quatro singles, mas apenas o segundo, “What’s Up”, conquistou as paradas e rádios globais. O grupo de São Francisco se separou dois anos depois.

7Survivor – “Eye of the Tiger”

Survivor é uma banda grande, na ativa até hoje com 45 anos de carreira e respeitada no meio do Hard Rock. Mas hit mesmo, só quando escreveram “Eye of the Tiger” para ser o tema de “Rocky III”, dirigido e estrelado por Sylvester Stallone em 1982. Não à toa, a música tem quase 1 bilhão de reproduções a mais do que a segunda maior da banda.

6Chumbawamba – “Tubthumping”

A história do Chumbawamba é um tanto peculiar: a banda renegou “Tubthumping”, a única música de sucesso global que eles emplacaram em 1997 e que foi trilha do game FIFA World Cup 1998. Isso porque trata-se de um grupo Punk e anarquista que pedia para seus fãs roubarem seus discos das lojas. Eles seguiram na ativa até 2012.

5Cidinho e Doca – “Rap da Felicidade”

Chegamos no Top 5 e é agora que os brazucas vão se destacar. Verdadeiro hino da periferia do Rio de Janeiro, o “Rap da Felicidade” fez sucesso em 1994 junto com a música-irmã “Rap das Armas”, que foi popularizada pelo duo Cidinho e Doca mas escrita, na verdade, por MC Júnior & MC Leonardo.

“Rap da Felicidade”, esta sim de Cidinho e Doca, entrou de vez pro imaginário popular quando foi trilha de Tropa de Elite, filme de 2007. A dupla segue na ativa até hoje.

4O Surto – “A Cera”

Novamente o autor de um one-hit wonder foi confundido, já que quando Reges Bolo e O Surto lançaram “A Cera” em 2000, bandas como Charlie Brown Jr. e Raimundos dominavam o Rock nacional e a faixa acabou sendo associada a eles. O auge do grupo foi tocar no Rock in Rio 2001, mas eles seguiram na ativa até abril deste ano, quando Reges faleceu.

3Hoobastank – “The Reason”

A medalha de bronze vai pra uma das canções mais marcantes do Rock Alternativo dos anos 2000, com seu refrão que transborda emoção e seu clipe icônico que rodou à exaustão na MTV Brasil.

O Hoobastank está prestes a completar 30 anos de carreira, com sete discos lançados e mais de 10 milhões de cópias vendidas, mas repetir o sucesso de “The Reason” vai ser bem difícil — uma pena, já que a banda tem ótimas faixas ao longo de seu catálogo.

2Natalie Imbruglia – “Torn”

A artista australiana que hoje está com 48 anos talvez seja mais conhecida como atriz, mas em 1997 Natalie Imbruglia fez uma das maiores covers de todos os tempos com “Torn”, lançada quatro anos antes pela banda americana Ednaswap.

O disco que conta com a versão, chamado Left of the Middle, já vendeu mais de sete milhões de cópias, enquanto os cinco álbuns seguintes de Imbruglia venderam três milhões somados. O último é Firebird, de 2021.

1New Radicals – “You Get What You Give”

O New Radicals é outra banda que lançou apenas um disco e esteve na ativa por apenas dois anos. Mas, nesse caso, o vocalista Gregg Alexander continua sendo um nome importante no mercado como compositor, estando por trás de hits como “The Game of Love” de Santana e “Lost Stars” de Adam Levine.

O único sucesso que ele gravou com sua própria banda foi a solar “You Get What You Give”, de 1998, que já foi chamada de “melhor música que eu nunca escrevi” por nomes como U2 e Joni Mitchell. Acho que o New Radicals cumpriu seu papel na terra depois dessa, né?