Mingau (Ultraje a Rigor) segue em estado grave após bala ter atravessado seu crânio e atingido área de funções motoras
Reprodução/Instagram

O estado de saúde de Rinaldo Oliveira Amaral, baixista do Ultraje a Rigor mais conhecido como Mingau, foi atualizado nesta terça-feira (5) pela equipe médica que o acompanha no Hospital São Luiz, em São Paulo, desde que ele foi baleado no último domingo (3), em Paraty, no Rio de Janeiro.

Na coletiva de imprensa realizada na capital paulista, os profissionais de saúde revelaram que o músico foi atingido do lado esquerdo da cabeça, com o projétil atravessando seu crânio e passando por uma área de funções motoras. O neurocirurgião Manoel Jacobsen relatou (via g1):

O projétil penetrou na caixa craniana na região frontal esquerda, ele não foi retido dentro do crânio, ele provavelmente transfixou e se perdeu no ambiente onde houve o acidente.

De acordo com o médico, não havia resíduos da bala dentro do crânio, confirmando que o projétil teve “orifício de entrada e orifício de saída”.

O especialista ainda apontou que a área afetada é responsável por algumas funções motoras como as da linguagem e da visão e, por conta disso, os profissionais já estão tomando medidas para evitar complicações neurológicas na própria UTI, com recursos como fisioterapia motora e fisioterapia respiratória.

Atualizações do estado de saúde de Mingau

O estado de saúde de Mingau ainda é considerado grave pela equipe médica. Jacobsen afirma que “a neurologia depende muito das habilidades do neurocirurgião, dos cuidados de UTI, mas depende muito das condições individuais de cada pessoa” e por isso é necessário aguardar o tempo de resposta.

O artista segue internado na UTI “com uso de antibióticos, anticonvulsivantes e medidas para conter o aumento da pressão intracraniana.”

O boletim médico enviado à imprensa nesta terça-feira (5) ainda informa (via IstoÉ):

O Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D’Or, informa que o paciente Rinaldo Amaral, conhecido como “Mingau”, segue internado em Unidade de Terapia Intensiva, sedado e mantido sob ventilação mecânica. O quadro clínico permanece grave. O caso segue recebendo toda a assistência necessária, sob os cuidados do neurocirurgião Dr. Manoel Jacobsen Teixeira.

Na coletiva, o coordenador da UTI neurológica, Thiago Romano, explicou que o principal foco no caso de Mingau é o tratamento da pressão intracraniana. Ele explica:

Traumas dessa magnitude apresentam três fases: trauma, inchaço cerebral e vigilância. Hoje, o Mingau está sedado e está na fase de controle da hipertensão craniana.

O médico ainda diz que não há previsão para retirada da sedação. Ele aponta que o mais importante é ter certeza de que a situação está controlada antes de começar este processo.

Entenda o caso de Mingau

O artista de 56 anos de idade sofreu uma tentativa de assalto em Paraty, no Rio de Janeiro, na madrugada do último domingo (3).

Mingau foi alvo de vários disparos efetuados pelos criminosos armados durante a ação. Após ter sido transferido para São Paulo, o músico passou por uma cirurgia intracraniana de emergência, que durou cerca de 3h30.

O neurocirurgião Manoel Jacobsen informou que um dos objetivos da cirurgia é o de prevenir infecções. Ou seja, ela foi realizada no domingo para remover do interior do crânio todo material estranho que possa infectar e trazer problemas à saúde do paciente.

Nesta segunda-feira (4), a Polícia Civil do Rio identificou mais três suspeitos que estariam envolvidos no crime. Um homem suspeito de ser o responsável pelo tiro na cabeça do baixista foi preso no dia do crime.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!