Urias fala ao TMDQA! sobre presença de artistas LGBTQIA+ na estreia do The Town
Foto por Joao Arraes

Faltando pouco para seu show na primeira edição do The Town, a cantora Urias confessa que o convite para participar do evento provocou várias emoções.

A artista de Uberlândia se apresenta neste sábado (2) às 16h, no Palco Factory, como parte do festival que acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e antes de subir ao palco conversou com o TMDQA! sobre os preparativos de sua performance.

Acostumada a se apresentar em diversos festivais pelo Brasil, Urias aponta que tocar para um público que não ainda não conhece seu trabalho é um dos maiores desafios e também uma das melhores partes de integrar um festival com a dimensão do The Town.

A cantora também comentou sobre a importância que apresentações de artistas da comunidade LGBTQIA+ em eventos como o The Town tem na luta por igualdade e visibilidade:

É de extrema importância a gente ser colocado nesses lugares, porque são lugares que nos são negados há muito tempo, né? A gente teve que se enfiar, tivemos que chamar tanta atenção que não dava mais pra ignorar, entendeu?

Mas eu acho que é sempre bom a gente lembrar o que é diversidade. Porque nós, pessoas LGBT, não somos a diversidade, nós estamos na diversidade, entende? No sentido de que, dentro do nosso agrupamento de pessoas, existem vários tipos de pessoas, e a gente quer ver esses vários tipos de pessoas nos lugares, entendeu?

Então, acho que quanto mais tiver essa diversidade de pessoas, não só de pessoas LGBT como também de vários outros recortes, a gente vai conseguir chegar num lugar… menos violento, vamos colocar assim.

Na entrevista, a cantora, que disponibilizou seu novo disco HER MIND em Julho, revelou que o show do evento vai funcionar como “uma conclusão do pensamento do álbum”, apresentando ao público a nova proposta de uma etapa que acompanha a era do disco.

Ela ainda garantiu “muitos dançarinos, muita coreografia e um cabelo muito grande” durante sua performance no The Town! Leia a conversa na íntegra logo abaixo.

TMDQA! Entrevista Urias

TMDQA!: Oi Urias, tudo bem? Pra gente começar, queria saber como foi para você receber esse convite num período tão ativo de sua carreira, já que você lançou em Junho seu segundo disco de estúdio, o HER MIND?

Urias: Ai, foi incrível. Pra gente, né, pra mim e pra minha equipe! Foi num lugar de confirmação de que a gente está fazendo as coisas certas, de que a gente está indo no caminho certo. De que tem pessoas, como eu posso dizer, pessoas importantes olhando o nosso trabalho; que o nosso trabalho está sendo observado por uma galera de peso. Então, foi muito nesse lugar de confirmação. Eu fiquei muito feliz.

TMDQA!: Queria saber o que você achou da proposta de levar um evento do formato do Rock in Rio para São Paulo. Foi um projeto que chamou sua atenção desde o início?

Urias: Sim, com certeza! Quando ele foi proposto pra mim, a galera já estava falando muito dele. Já havia uma grande expectativa sobre, por conta tanto dos artistas internacionais quanto dos artistas nacionais que iam participar de tudo, sabe? Então, até agora eu tô um pouco, “Meu Deus do céu”! Eu me sinto muito lisonjeada por desde o começo ouvir falar muito sobre o festival, até antes de ser convidada, como eu te falei. Então, quando eu fui convidada, foram várias emoções.

TMDQA!: Falando sobre sua apresentação no The Town, como está sendo a preparação? O que os fãs podem esperar do show?

Urias: A gente está se preparando muito, estamos ensaiando umas seis horas por dia, pra poder entregar um show muito bom, uma apresentação de um trabalho muito completo, que se junte com a música e com a estética do álbum. A gente também vai apresentar uma nova proposta, de uma nova etapa dessa era do álbum HER MIND, uma conclusão do pensamento do álbum.

Então, a gente está muito assim, sabe? Breaks novos, muitos dançarinos, muita coreografia. Vem um cabelo muito grande, tudo que uma fã de Beyoncé pode pedir e desejar!

TMDQA!: Você marca presença em diversos festivais pelo Brasil, e eu queria saber qual é o principal desafio em subir em um palco da proporção do The Town, para aquela quantidade de público.

Urias: Olha, eu acho que é sim um desafio, mas acho que também uma das melhores coisas sobre festivais é que um público que não te conhecia passa a te conhecer porque às vezes foi ver outro artista, estava ali e acabou conhecendo o teu trabalho. É uma das coisas muito boas, mas também acho que é um dos maiores desafios, você apresentar o seu trabalho para pessoas que não sabem o que vão ver.  É prender a atenção desse público, tanto com as músicas, tanto com os visuais.

Acho que esse é um dos maiores desafios pra mim, mas também é a melhor parte de se apresentar em festival.

TMDQA!: Nesta edição de estreia do The Town, além do seu show, também foram anunciadas as apresentações de Kim Petras, Pabllo Vittar convidando Liniker e Jup do Bairro e Gloria Groove. Qual é a importância de eventos como o The Town para a representatividade da comunidade LGBTQIA+ na indústria da música? Como você enxerga o papel dessas apresentações na luta por igualdade e visibilidade?

Urias: Olha, é de extrema importância a gente ser colocado nesses lugares, porque são lugares que nos são negados há muito tempo, né? A gente teve que se enfiar, tivemos que chamar tanta atenção que não dava mais pra ignorar, entendeu?

Mas eu acho que é sempre bom a gente lembrar o que é diversidade. Porque nós, pessoas LGBT, não somos a diversidade, nós estamos na diversidade, entende? No sentido de que, dentro do nosso agrupamento de pessoas, existem vários tipos de pessoas, e a gente quer ver esses vários tipos de pessoas nos lugares, entendeu?

Então, acho que quanto mais tiver essa diversidade de pessoas, não só de pessoas LGBT como também de vários outros recortes, a gente vai conseguir chegar num lugar… menos violento, vamos colocar assim.

E eu acho que é de extrema importância o The Town ter nos colocado durante os dias, sabe? E ter trazido também gente de fora eu acho que é de uma importância muito significativa.

TMDQA!: Com relação às novas músicas do HER MIND, tem alguma que você está mais ansiosa para apresentar no The Town?

Urias: Com certeza! Tem duas: “Blossom”, que é a minha música do HER MIND em português, e “Cuntelectual”, porque… olha, o que eu recebo de vídeo dessa música do povo curtindo, do povo dançando, sabe? Eu quero muito ver como a galera vai reagir, entendeu?

TMDQA!: Pra fechar, também estou curiosa para saber quais shows do The Town você está com mais expectativa para assistir? Tem algum artista que você quer muito ver?

Urias: Do mesmo dia que eu, eu quero muito ver o show da Demi [Lovato]. Mas do festival também quero muito ver o do Bruno Mars. Eu também quero muito ver a da Pabllo [Vittar], quero ver da Kim Petras. Acho que é isso. O Post Malone também vai ser no meu dia, eu não conheço muitas músicas, devo ter escutado só algumas dele, mas dos vídeos que eu vi dos shows dele a galera se joga muito, então eu quero muito ver! É aquela coisa que eu te falei, de conhecer mais trabalhos, entendeu? E dele eu não conheço muito.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!