10 funks brasileiros que viralizaram entre fãs estrangeiros
Imagens: Reprodução

Há um fenômeno acontecendo na internet nas últimas semanas que envolve o Funk brasileiro. Mas não aquele conhecido como “baile” ou “funk carioca”, muito popular nos anos 90 e 2000, e sim o novíssimo Brazilian Phonk.

Embora o nome ainda gere confusão e até alguma controvérsia, vários artistas estão bombando entre fãs estrangeiros no TikTok, no Twitter e até nas paradas musicais de outros países, como aconteceu com Bibi Babydoll e a sensação “Automotivo Bibi Fogosa”.

O Phonk, também chamado de Hyperfunk ou Funk Agressivo, mistura batidas estridentes de Eletrofunk com barulhos associados ao Metal, resultado que tem gerado comparações com bandas de Industrial como Rammstein e Nine Inch Nails.

Continua após o vídeo

O “Brazilian Phonk” entre famosos e internautas

Nas redes, os gringos estão compartilhando músicas como “O Pacto”, de DJ Arana, MC Carol 011, Yuri Redicopa e MC LC Kaique, com a seguinte afirmação:

Os brasileiros simplesmente ‘zeraram’ a música.

Outro internauta publicou “Rock and Roll do Submundo da DZ7”, de DJ Wizard, DJ Léo Da 17 e DJ Noguera, prestando um serviço para seus seguidores:

Lembrete diário de que o Funk é a melhor coisa que há no planeta.

E o sucesso não é só entre anônimos… recentemente, o astro da NBA Luka Dončić apareceu nas redes sociais em um post da seleção eslovena de basquete fazendo arremessos ao som de “Machuca Machuca”, de MC Larissa e DJ NpcSize, mesma música usada em um vídeo oficial da Roma, famoso clube italiano de futebol.

Os vídeos, claro, geraram muitos comentários de brasileiros apontando para o fator cômico de contas profissionais estarem compartilhando os nossos “proibidões”, já que as letras na maior parte do tempo são bastante explícitas. No Twitter, um comentário definiu bem ao se dirigir aos gringos: “quando vocês descobrirem a letra, vai estragar tudo ou tornar 1000 vezes melhor”.

Continua após o tweet

10 funks brasileiros que viralizaram

Em outros casos, até mesmo os comentários do YouTube estão sendo invadidos por gringos. O vídeo de “AUTOMOTIVO ASCEND”, de MC Vuk Vuk, MC Wender e DJ Patrick R., traz uma declaração de amor pelo gênero de um fã russo e, em espanhol, um outro comentário que destaca uma possível explicação para o sucesso do estilo:

Com os fones de ouvido [a batida] soa brutal, obrigado TikTok por me apresentar essa música.

Confira abaixo esses e outros casos selecionados pelo TMDQA! de músicas de Funk (ou Brazilian Phonk) que viralizaram no exterior nas últimas semanas. Aproveita e conta pra gente no Instagram e Twitter se gostou da nova moda!

Será que esse fenômeno das batidas pesadonas veio pra ficar na nossa música Pop?

1. “AUTOMOTIVO ASCEND” – MC Vuk Vuk, MC Wender e DJ Patrick R.

2. “Automotivo Bibi Fogosa” – Bibi Babydoll e DJ Brunin XM

3. “MONTAGEM – PR FUNK” – S3BZS

4. “FAZ O MACETE 3.0” – DJ Vitinho Beat e DJ Roca

5. “BOTA O HALLS NA LÍNGUA” – Gordão do PC, Kadu Martins e DJ Lucas de Paula

6. “ROCK AND ROLL DO SUBMUNDO DA DZ7” – MC BN, DJ Wizard, DJ Léo da 17 e DJ Noguera

7. “SEQUÊNCIA DA DZ7” – TRASHXRL feat. Mc Menor do Alvorada

8. “O PACTO” – DJ Arana, MC Carol 011, Yuri Redicopa e MC LC Kaique

9. “MACHUCA MACHUCA” – MC Larissa e DJ NpcSize

10. “BRAZILIAN DANCA PHONK” – 6ynthmane e RXDXVIL

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!