Os 10 filmes de terror mais assustadores de 2023 até agora
Imagens: Reprodução

O ano de 2023 está especial para quem é fã de filmes de terror, com grandes diretores como M. Night Shyamalan fazendo alguns de seus melhores trabalhos em anos, e novos talentos como Brandon Cronenberg quebrando recordes de bilheteria.

Pensando nisso, o portal especializado Polygon rankeou os 10 melhores filmes de terror do ano até aqui, dando notas de 1 a 5 para a quantidade de sustos e o nível de gore (estilo repleto de sangue e violência), chegando à “pontuação de medo” total, que vai de 0 a 10.

A lista conta com filmes populares como A Morte do Demônio: A Ascensão e Fale Comigo, e outros mais conceituais e underground, como Bicho-Papão: O Conto e Skinamarink. Imperdível pra quem é fã do gênero e está procurando a próxima pedida!

Confira abaixo o ranking adaptado pelo TMDQA!, organizado do menos para o mais assustador. Clique aqui para conferir a lista original, em inglês!

10 melhores filmes de terror de 2023

M3GAN

Com classificação para 13 anos, M3GAN é uma comédia de terror com ênfase na comédia, sendo um dos filmes mais divertidos e menos assustadores da lista. A história segue uma engenheira de brinquedos que cria uma robô para cuidar da sobrinha que acabou de ficar órfã, e é claro que as coisas acabam saindo do controle.

Pontuação de medo
Terror: 1/5
Gore: 2/5
Nota final: 3/10

LEIA TAMBÉM: Os 25 melhores filmes de terror dos últimos anos segundo o Rotten Tomatoes

O Exorcista do Papa

Também com pitadas de comédia, O Exorcista do Papa é um filme de exorcismo muito bem feito, bastante assustador, tem alguns momentos visuais fantásticos e um mistério por trás de tudo que vai te manter preso à tela.

Pontuação de medo
Terror: 2/5
Gore: 2/5
Nota final: 4/10

Sobrenatural: A Porta Vermelha

Assim como em toda a franquia Sobrenatural, A Porta Vermelha oferece sustos criativos, excelentes designs de monstros e demônios e uma pitada de humor. O episódio mais recente marca a estreia de Patrick Wilson, o protagonista da saga, como diretor de um longa.

Pontuação de medo
Terror: 2/5
Gore: 2/5
Nota final: 4/10

Bicho-Papão: O Conto

Esta adaptação de um conto de Stephen King também é classificada para 13 anos, ao mesmo tempo em que conta uma das histórias mais sombrias do ano – um pai e suas duas filhas que são atormentados por uma presença estranha. É um filme sobre luto e trauma sendo refletido de forma sobrenatural.

Pontuação de medo
Terror: 3/5
Gore: 2/5
Nota final: 5/10

Sick

Primeiro slasher da lista, Sick usa a pandemia de COVID-19 como pano de fundo para o tradicional plot dos “jovens isolados em uma cabana”. O diretor John Hyams é mestre em criar tensão, ritmo e cenas brutais, e aqui ele juntou tudo em apenas 80 minutos de filme.

Pontuação de medo
Terror: 2/5
Gore: 3/5
Nota final: 5/10

Piscina Infinita

Voltamos à ficção científica neste filme protagonizado por Alexander Skarsgård, que mostra uma visão distópica de mundo um mundo sem leis, que serve apenas como “parque de diversões” para bilionários. A história inclui clonagem, festas de assassinato e orgias movidas a drogas.

Pontuação de medo
Terror: 2/5
Gore: 4/5
Nota final: 6/10

Batem à Porta

O mais recente thriller de terror psicológico de M. Night Shyamalan acompanha uma família que é sequestrada por quatro homens fortemente armados. A mando de um “poder superior”, eles exigem que a família sacrifique um dos seus, senão todas as pessoas do planeta serão exterminadas, exceto eles.

Pontuação de medo
Terror: 4/5
Gore: 2/5
Nota final: 6/10

Skinamarink: Canção de Ninar

A estreia do diretor Kyle Edward Ball no terror foi produzida com um orçamento de apenas U$15 mil, financiado por crowdfunding e filmado na casa de infância de Ball no Canadá. O filme segue o estilo “filmagem amadora” com cenas longas, desenhos animados macabros e toda a estética de “cult”.

Pontuação de medo
Terror: 3/5
Gore: 3/5
Nota final: 6/10

A Morte do Demônio: A Ascensão

Mais uma franquia desta lista, A Ascensão é provavelmente o melhor capítulo da saga A Morte do Demônio. Ele tem pitadas de humor, de terror psicológico, um enredo fácil de se relacionar, boas atuações, novas abordagens para a possessão e muito, mas muito sangue.

Pontuação de medo
Terror: 3/5
Gore: 4/5
Nota final: 7/10

Fale Comigo

Um dos lançamentos mais aguardados do ano, Fale Comigo não decepcionou o hype e trouxe uma história um tanto inovadora. Na trama, alguns jovens descobrem uma mão embalsamada que permite cumprimentar rapidamente o mundo espiritual, e decidem usar esse poder como “entorpecente” para darem uma festa.

Pontuação de medo
Terror: 4/5
Gore: 5/5
Nota final: 9/10

The Outwaters

Mais um ao estilo “filmagem amadora”, só que The Outwaters mantém a violência no centro das imagens, apesar de se passar no deserto de Mojave, onde alguns jovens escolhem se aventurar. Com produção incrível, é a perfeita mistura de gore explícito com terror conceitual.

Pontuação de medo
Terror: 4/5
Gore: 5/5
Nota final: 9/10

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!