Jards Macalé, Caetano Veloso, Tutty Moreno e Áureo de Sousa
Jards Macalé, Caetano Veloso, Tutty Moreno e Áureo de Sousa / Foto por Leo Aversa

Não há duvidas da importância de Caetano Veloso para a música brasileira. Dentro de seu gigante e fundamental catálogo, no entanto, é difícil encontrar algum álbum que chame mais atenção do que o lendário Transa.

Lançado em Janeiro de 1972, o trabalho chegou às lojas na mesma época em que Caetano voltou de seu exílio em Londres, onde estava desde 1969. Transa une letras em português e em inglês, um reflexo do momento vivido por Caê em meio à ditadura militar que o tirou daqui.

Da mesma forma que o idioma foi influenciado pelo local em que o músico brasileiro se encontrava, a sonoridade também passou por esse novo referencial e passou a incluir mais elementos do Rock, ainda que os elementos brasileiríssimos estivem mais do que presentes e ajudassem a guiar o álbum para se diferenciar dos demais da época.

Continua após o vídeo

Caetano Veloso e a gravação de Transa

Um dos pontos mais interessantes de Transa é o fato de Caetano ter montado uma banda composta por grandes nomes para participar do álbum, a qual foi levada até Londres para gravar o trabalho.

De acordo com o próprio músico em uma entrevista ao Jornal do Brasil, “os arranjos são de Jards MacaléTutty MorenoMoacyr Albuquerque Áureo de Sousa“.

Além dos quatro, o disco teve participações especiais de duas figuras inesquecíveis da música brasileira: Gal Costa, em “You Don’t Know Me”, “Neolithic Man” e “Nostalgia (That’s What Rock’n Roll Is All About)”, e Angela Ro Ro, que tocou gaita de sopro em “Nostalgia (That’s What Rock’n Roll Is All About)”.

Continua após o vídeo

Caetano Veloso celebra Transa no festival Doce Maravilha

Com faixas como “You Don’t Know Me” e “Nine Out of Ten”, Transa se tornou verdadeiramente emblemático para a música brasileira. No entanto, em turnês recentes, o músico tem apresentado poucas canções do álbum por conta das limitações de tempo somadas ao seu enorme repertório.

Por isso, o show de Caetano Veloso no festival Doce Maravilha será especialíssimo ao celebrar justamente o disco que comemorou 50 anos de existência em 2022. O ano de atraso certamente passará batido em meio ao espetáculo que será tão único, até mesmo por uma novidade pra lá de especial que o próprio Caetano revelou.

Além de Jards Macalé, anunciado no cartaz do evento, Veloso contou (via Folha PE) que também receberá o baterista Tutty Moreno e o percussionista Áureo de Sousa, que gravaram Transa lá em 1972, para o show em questão.

Continua após o vídeo

Festival Doce Maravilha

Caetano Veloso se apresenta com o show especial de Transa na programação do domingo, 13 de Agosto, do festival Doce Maravilha. Marcado para acontecer na belíssima Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o evento tem tudo para ser um dos mais marcantes do ano no país.

Os ingressos para o domingo estão esgotados, mas ainda dá tempo de garantir sua entrada para os shows que acontecem no sábado, 12 de Agosto. Entre eles, estão nomes como Maria Gadú, Anavitória com Samuel RosaEmicida com Maria RitaAdriana Calcanhotto & Rodrigo AmaranteMargareth Menezes & Luedji Luna e o especialíssimo projeto GilBaiana, que une Gilberto Gil BaianaSystem.

Os ingressos custam entre R$150 e R$300 e estão à venda no site da Eventim e na bilheteria credenciada que fica no Estádio Nilton Santos – Engenhão; na véspera e nos dias de evento, ela estará funcionando na própria Marina da Glória mediante disponibilidade de ingressos.

Em São Paulo, também haverá a Noite Doce Maravilha, com show de Adriana Calcanhotto & Rodrigo Amarante no dia 11 de Agosto. Saiba tudo e garanta o seu ingresso por aqui.

Você pode conferir a programação completa de ambos os dias do evento no Rio de Janeiro logo abaixo.

Doce Maravilha 2023

Dia 12 de agosto – sábado

Palco Amstel
15:45 – Maria Gadú
18:00 – Anavitoria conv. Samuel Rosa
20:30 – Emicida conv. Maria Rita
23:15 – GilBaiana

FARM Apresenta: Palco Mangolab
14:45 – Os Garotin
16:55 – Los Sebosos Postizos tocam: Jorge Ben Jor
19:15 – Adriana Calcanhotto & Rodrigo Amarante
22:00 – Margareth Menezes & Luedji Luna

Pista Gabarito
17:50 – MangoLab DJ Set
20:25 – DJ Gabarito
23:15 – DJ Tamy
00:30 – Furacão 2000
02:00 – Millos Kaiser
3:30 às 05:00 – DOT

Dia 13 de agosto – domingo

Palco Amstel
15:45 – Michael Sullivan canta: Tim Maia & Xuxa
18:00 – João Gomes conv. Vanessa da Mata
20:30 – Caetano Veloso canta: Transa c/ Jards Macalé
23:15 – Marcelo D2 canta: A Procura da Batida Perfeita

FARM Apresenta: Palco Mangolab
16:55 – Luccas Carlos & Hodari
19:15 – Orquestra Imperial toca: Rita Lee
22:00 – Liniker & Péricles

Pista Gabarito
17:50 – MangoLab DJ Set
20:25 – DJ Gabarito
23:15 -Tamenpi
00:30 – DJ Ingrid

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!