Caetano Veloso responde questão do ENEM que comparou duas de suas músicas
Reprodução/Instagram

Aos 81 anos, Caetano Veloso mostrou que ainda está atento às atualidades e comentou a prova do ENEM 2023 — ou, pelo menos, o que diz respeito a ele, já que duas de suas músicas foram citadas!

O primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio aconteceu neste domingo (5) e trouxe uma pergunta que relacionava duas fases bem distintas da carreira do cantor e compositor ícone da MPB.

A questão trazia trechos de “Alegria, Alegria”, clássico do álbum Caetano Veloso, de 1968, e de “Anjos Tronchos”, que é do disco mais recente de Caetano, o Meu Coco de 2021, e perguntava o que eles tinham em comum. E não é que o próprio cantor foi desafiado a responder a questão?

Em um vídeo publicado pela esposa Paula Lavigne (assista mais abaixo), Caetano admite que todas as opções parecem corretas, mas que duas “são as mais apuradas”: B. percepção da profusão de informações gerada pela tecnologia e D. busca constante pela liberdade de expressão individual.

Vamos ver se você saberia? Confira abaixo os trechos em questão.

“Alegria, Alegria”

O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos

“Anjos Tronchos”

Uns anjos tronchos do Vale do Silício
Desses que vivem no escuro em plena luz
Disseram vai ser virtuoso no vício
Das telas dos azuis mais do que azuis

Agora a minha história é um denso algoritmo
Que vende venda a vendedores reais
Neurônios meus ganharam novo outro ritmo
E mais e mais e mais e mais e mais

Caetano Veloso acertou a resposta?

De acordo com um gabarito não-oficial feito pelo cursinho Anglo, a resposta certa é a B, ou seja, a “percepção da profusão de informações gerada pela tecnologia”. E Caetano acertou (com uma colherzinha de chá, mas tá valendo)!

O ENEM continua no próximo domingo (12) com as provas de matemática e ciências da natureza. Ouça abaixo as duas músicas de Caetano Veloso que foram tema no primeiro fim de semana e confira o vídeo feito por Paula Lavigne com Caetano!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Paula Lavigne (@paulalavigne)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!