Sepultura
Foto por Marcos Hermes

A banda brasileira Sepultura divulgou um comunicado nesta terça-feira (18) em que se posiciona quanto ao possível caso de ofensas racistas e saudações nazistas em um show que aconteceu no início do mês.

Após a apresentação no festival Metal Weekend, em Fortaleza, fãs do grupo publicaram um vídeo que mostra um homem sendo espancado após supostamente ofender o vocalista Derrick Green e provocar outras pessoas na plateia.

Os relatos dão conta de que o homem teria até mesmo feito gestos nazistas e agredido alguns fãs. Diante da demora da chegada da equipe de segurança, ele foi atingido por garrafas e voadoras por pessoas incomodadas com as atitudes.

Em um texto assinado por Derrick, Andreas Kisser, Paulo Xisto e Eloy Casagrande, o Sepultura disse que não percebeu a confusão durante o show e só foi saber do ocorrido no dia seguinte.

A banda condenou atos de racismo e apologia ao nazismo, mas também criticou a “justiça com as próprias mãos” e apontou que há leis para punir o suposto agressor:

No dia 8 de julho, o Sepultura fez um show no Metal Weekend, em Fortaleza. A apresentação aparentemente aconteceu sem intercorrências, mas no dia seguinte a banda foi informada de um suposto caso de apologia ao nazismo e de ofensas raciais no local.

O Sepultura é terminantemente contra qualquer tipo de manifestação como essa e não admitirá tal comportamento em seus shows, assim como não compactuará com qualquer tipo de violência ou justiça feita pelas próprias mãos.

Vale lembrar que a apologia ao nazismo e ataques racistas são crimes previstos em lei no Brasil, devem ser denunciados e punidos em conformidade com as leis vigentes.

Leia abaixo o comunicado em que o Sepultura se posiciona sobre o possível caso de racismo em seu show, texto que foi postado nos Stories do Instagram da banda.

Sepultura

Quem conhece a trajetória da banda, uma das maiores de Metal do planeta desde os anos, sabe que o Sepultura sempre se posicionou a favor de causas sociais e contra o conservadorismo, inclusive em hits como “Refuse/Resist” e “Territory”.

O grupo está concluindo uma sequência de shows pelo Brasil antes de embarcar com sua turnê para a Europa. O último álbum da banda é Quadra, de 2020.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!