M. Shadows, do Avenged Sevenfold
Foto de M. Shadows via Shutterstock

Em participação no podcast The Ex-Man with Doc Coyle, o vocalista M Shadows, do Avenged Sevenfold, criticou o uso da tecnologia na música. Embora seja entusiasta dos NFTs e criptomoedas, o músico não defende a ideia de que o ChatGPT e afins vieram para aprimorar o trabalho das pessoas.

Segundo Shadows, que há tempos disse que estava “obcecado” por NFTs, a tecnologia vem gerando um impacto negativo na forma como o Rock e o Metal modernos são feitos. Na conversa com Coyle, guitarrista do Bad Wolves, o cantor citou o recente disco Life Is But A Dream… (2023) e lamentou a maneira como as ferramentas tecnológicas influenciaram a música pesada (via Loudersound):

Há muito vocoder [instrumento capaz de sintetizar a voz humana] e coisas que estamos fazendo neste álbum [‘Life Is But A Dream …’, 2023]. Mas não estamos usando o vocoder do ProTools, certo? Trouxemos os teclados [com vocoders], estamos cantando coisas, estamos falando [através] do talkbox… essas coisas novas e inovadoras de uma maneira orgânica, acho que tem um jeito muito legal. Uma coisa que eu acho, e eu disse isso no Twitter e recebi [mensagens do tipo] ‘velho gritando para as nuvens’, é que o uso excessivo de tecnologia está matando o Metal e matando o Rock.

Na sequência, Shadows usou grupos como o Metallica, Tool e System Of A Down para reforçar seu ponto de vista:

Todo mundo está usando os mesmos samples, eles estão usando as mesmas ferramentas para preencher as coisas, eles estão colocando limitadores nas mixagens, os vocais estouram e estão muito à frente… a pessoa normal, quando ouve isso, diz, ‘Isso soa como uma linha reta de alguma coisa, mas não é atraente para mim porque não há dinâmica, não há isso ou aquilo, tudo soa igual.’

Eu acho que é por isso que bandas como Tool, bandas como o System [Of A Down], elas realmente se destacam porque há tanta dinâmica, há tanta coisa real acontecendo. Acho que há uma razão pela qual o Rock tem dificuldade em traduzir. Algumas dessas músicas… eu penso, tipo, como seria o som do ‘Master Of Puppets’ [álbum do Metallica] se a bateria fosse quantizada, tudo fosse preenchido nos alto-falantes, tudo perfeitamente afinado… simplesmente não teria a mesma coisa que isso te faz sentir.

Concorda? Em tempo, você pode ouvir o podcast na íntegra ao final da matéria.

Avenged Sevenfold teve todas as músicas de novo disco em parada

Life Is But a Dream… é o oitavo trabalho de estúdio do Avenged Sevenfold e, apesar de dividir opiniões dos fãs por conta de sua veia mais experimental e psicodélica, conquistou excelentes números nas paradas de sucesso.

O álbum simplesmente emplacou todas as suas 11 canções no Top 50 das músicas de Hard Rock e Metal mais populares no YouTube, como te contamos aqui. A faixa mais bem colocada, por exemplo, foi “Cosmic”, na terceira posição da lista.

LEIA TAMBÉM: M. Shadows explica por que está feliz com as pessoas odiando novo disco do Avenged Sevenfold

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!