Paul McCartney em Curitiba, 2019

Para a felicidade de muitos fãs, o icônico Paul McCartney segue fazendo shows ao vivo mesmo depois de ter completado 80 anos em 2022.

Diferentemente do que alguns poderiam esperar, suas apresentações não são nem um pouco curtas. Na verdade, assim como foi sua performance no Glastonbury do ano passado em que atuou como headliner do festival, Macca tem costume de fazer shows que duram cerca de três horas.

Porém, ao falar sobre a duração que seus shows dos últimos anos tiveram, o cantor britânico — que completou 81 anos no último dia 18 de junho — revelou que existe um artista “culpado” por este fenômeno.

Paul McCartney revela “culpado” por shows longos

Em uma recente participação no podcast Conan O’Brien Needs a Friend, Paul McCartney refletiu sobre as mudanças em sua carreira ao longo dos anos e relembrou que os Beatles tinham costume de tocar apenas meia hora em seus shows. Ele disse (via UCR):

Hoje em dia, praticamente há uma atração principal e pode haver uma atração de abertura. Naquela época [década de 1960], tinha muita gente no cartaz porque ninguém tocava muito tempo; agora as pessoas vão tocar três ou quatro horas.

Em seguida ele revelou, em tom de brincadeira, o responsável por fazer com que os shows atualmente tenham longa duração:

Eu culpo Bruce Springsteen – eu disse isso a ele. Eu disse: ‘A culpa é sua, cara’.

Quando O’Brien reforçou a brincadeira apontando que Springsteen teria “arruinado tudo para todos”, Macca concordou:

Ele arruinou. Agora não dá para fazer uma hora, a gente fazia meia hora. Isso era coisa dos Beatles: meia hora e éramos pagos por isso.

Eu tentei descobrir por que era tão curto. Bem, porque havia muitas pessoas no projeto, e acho que quando você ia a algo, se fosse um comediante, o promotor dizia: ‘Quanto tempo você consegue fazer? Quatro minutos?’ O cara dizia que sim, então ele faria quatro. E então pensamos: ‘Bem, meia hora, isso é épico!’. Não parecia estranho.

Na entrevista, McCartney também falou sobre o seu novo livro de fotos, 1964: Eyes of the Storm, que inclui imagens registradas durante a ascensão dos Beatles à fama e mostra alguns acontecimentos marcantes, como sua primeira visita aos Estados Unidos. As foto ficaram perdidas por décadas antes de serem redescobertas recentemente.

Paul McCartney no Glastonbury 2023

Apesar de não ter sido novamente escalado como atração, McCartney decidiu comparecer ao Glastonbury 2023 para aproveitar da melhor maneira possível.

O lendário músico viralizou nas redes sociais ao ser visto curtindo shows de bandas como Foo Fighters, Guns N’ Roses e até fazendo registros com seus próprio celular da performance do aclamado Elton John, que está em sua turnê de despedida. Saiba mais detalhes aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!