Ozzy Osbourne
Foto por Ross Halfin

Muita gente considera que, com o álbum de estreia em 1970, o Black Sabbath inventou o Heavy Metal como o conhecemos hoje. Mas uma pessoa muito importante nessa história discorda do argumento: Ozzy Osbourne.

O Príncipe das Trevas foi entrevistado por Jack Black e Kyle Gass, do Tenacious D, para uma edição especial da revista Metal Hammer. Durante o papo, os músicos não esconderam a admiração por Ozzy.

Já o ex-vocalista do Black Sabbath disse que seu maior ídolo é Paul McCartney, dos Beatles, como te contamos por aqui. É aí que Jack Black diz que, se os Beatles inventaram o Rock, o Black Sabbath inventou o Metal.

Ozzy Osbourne não refuta a ideia, mas lembra que se inspirou muito em bandas como The Kinks e Led Zeppelin no início de carreira (via Loudersound):

É um bom pensamento, mas nós fomos muito influenciados por The Who, Led Zeppelin, The Kinks… Porra, quando eu ouvi ‘You Really Got Me’ [música do The Kinks de 1964], comprei o single e ouvi até morrer. Eu não conseguia parar de ouvir. Eu não sinto mais isso com as músicas que ouço hoje. Nem ouço muita música moderna. Na verdade, não existe música nova, é tudo copiado.

Concorda com essa visão?

Jack Black fala com Ozzy Osbourne sobre origens do Metal

Ainda no papo, Jack Black insiste que todas as bandas citadas por Ozzy são ótimas, mas apenas o Black Sabbath mudou o cenário da música moderna.

O cantor responde que o responsável por isso não foi ele, e sim o guitarrista Tony Iommi. Ozzy aproveitou a oportunidade e contou uma história incrível sobre como o Black Sabbath começou a fazer “música de terror”:

Se as pessoas querem acreditar nisso, ótimo. Mas eu não saio por aí tipo: ‘Ah, eu sou o vocalista do Black Sabbath, eu inventei isso ou aquilo…’. Com o Black Sabbath, era só o lugar perfeito para eu estar. Tony Iommi era a lei. Ele era o cara. Eu nunca conheci um guitarrista que pudesse tocar riffs tão demoníacos.

Quando começamos, o único lugar disponível para ensaiar era um estúdio que tínhamos que ir às nove horas da manhã. Ficava em frente a um cinema, e uma manhã Tony ou Geezer [Butler, baixista] disse: ‘Não é estranho que as pessoas paguem para ver filmes de terror? Por que não começamos a fazer música de terror?’. Eu pensei que eles estavam brincando, mas aí o Tony começou… [Ozzy faz o riff da música ‘Black Sabbath’ com a boca]. Eu pensei: ‘Puta merda!’.

Histórico! Relembre esse riff sensacional, que mudou a trajetória da música, logo abaixo.

Ozzy Osbourne fará show em Outubro

Mesmo já tendo anunciado sua aposentadoria das turnês, Ozzy Osbourne está confirmado para a primeira edição do festival Power Trip, que vai acontecer dias 6, 7 e 8 de outubro na Califórnia.

O evento deverá entrar para a história com shows de Metallica, Iron Maiden, AC/DC, TOOL e Guns N’ Roses.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!