Tom DeLonge canta músicas do California, do blink-182, com ajuda de IA
Imagens: Reprodução

Tom DeLonge ficou fora do blink-182 por sete anos, entre 2015 e 2022, e nesse período a banda gravou dois discos com Matt Skiba nos vocais. Ainda que NINE não tenha se tornado lá muito querido, alguns fãs do grupo não suportaram a ausência de Tom em California (2016).

O perfil SamJLance no Reddit divulgou nesta semana trechos das faixas “Bored to Death”, “Sober”, “Wildfire”“Pin the Grenade” e “She’s Out of Her Mind” cantadas por Tom DeLonge, com auxílio da inteligência artificial (IA) – ouça clicando aqui.

O resultado… bem, não é dos melhores. Ainda é possível identificar o timbre de Skiba mais que o de DeLonge. Na descrição, o usuário disse que usou a ferramenta VoiceAI, mas que a tecnologia “ainda está muito crua”.

SamJLance agradeceu o feedback positivo de alguns fãs, mas listou os motivos pelos quais o experimento não deu tão certo. Ele também fez um alerta para os usos indevidos da IA:

Tentei algumas músicas, mas ‘Sober’ foi de longe o melhor resultado por algumas variáveis juntas: o tom da música, os trechos a capella, a performance de Skiba já ser bem parecida com a de Tom, e a ausência de backing vocals. Lembrem-se de usar a IA com responsabilidade. É apenas um experimento, que de forma nenhuma deve ser usado como para imitar pessoas para qualquer tipo de ganho pessoal.

Nos comentários, um internauta disse que, “embora odeie essa ideia”, o experimento poderia ter melhores resultados se o criador cantasse as músicas do blink-182 imitando a voz de Tom, e deixasse a IA apenas aperfeiçoar o cover.

Acesse o perfil do usuário em questão no Reddit clicando aqui e confira como ficaram todas as versões!

blink-182 tocou músicas de California em turnê com Tom DeLonge

Enquanto isso, o blink de verdade está a todo vapor em sua turnê de reunião pelos Estados Unidos e o baterista Travis Barker comemorou o retorno no Coachella mesmo sem estar com o dedo totalmente recuperado.

Nesta quinta-feira (4), o grupo deu início às datas norte-americanas do giro e o destaque ficou justamente por conta da inclusão de músicas de California no repertório.

Na vida real, Tom fez um trabalho bem melhor do que a IA ao cantar “Bored to Death”, mas as outras duas canções seguem disponíveis apenas na versão experimental. Por outro lado, o setlist da apresentação em Minnesota, nos EUA, também incluiu “Cynical”, outra música do álbum de 2016.

Confira tudo isso por aqui!

LEIA TAMBÉM: AIsis: Fãs se cansam de esperar por reunião do Oasis e criam inéditas da banda usando IA

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!