Djavan
Divulgação

Djavan é um verdadeiro ícone da música brasileira e, ao longo dos 50 anos de sua carreira, lançou faixas capazes de transmitir os sentimentos mais diversos.

Falando principalmente sobre o amor, as letras do artista são atemporais e alcançam fãs de diferentes gerações.

Com o intuito de enaltecer os hinos criados e interpretados por Djavan, o produtor de conteúdo Ygor Palopoli compartilhou em sua conta do Twitter uma thread com alguns trechos das músicas que ele considera as “maiores canetadas” do artista brasileiro.

Obras lendárias de Djavan

A publicação começa com aquela que é considerada uma das músicas mais famosas do cantor: “Oceano”. A faixa integra o disco homônimo de Djavan que foi lançado em 1989. Relembrando a música, Ygor compartilhou o trecho que diz:

Você desagua em mim, e eu, oceano / e esqueço que amar é quase uma dor

Em seguida, o internauta cita a música “Eu Te Devoro” na qual, como ele aponta, Djavan “ama tanto que precisa buscar as maiores referências que pôde pensar: Deus, o Universo e os Dinossauros!”.

Em seguida, foi a vez de mencionar a lendária “Se…”. Palopoli diz que, para ele, a música não fala necessariamente sobre decisão:

[…] é sobre se relacionar (ou tentar) com alguém que não se entrega, fica naquele marasmo, no meio termo entre sim e não, não entra mas também não sai. Pô, mais fácil aprender japonês em braille, cê tá doido.

Na thread, Ygor também cita outros clássicos de Djavan como “Nem um Dia”, “Samurai”, “Tenho Medo de Ficar Só”, “Outono”, “Sina” e destaca o tema abordado em “Um Amor Puro”:

Essa aqui eu acho super interessante. Sabe aqueles dias que são tão incríveis que entram na história da sua vida de uma forma que tu nunca mais esquece? Essa ‘inocência’ faz parte do sentir, incluindo o amar. Você não o percebe vindo, chegando – quando se dá conta, ele acontece!

Além disso, ao falar de “Flor de Lis”, ele reforça que o cantor desmentiu a teoria de que essa música era sobre a morte. Segundo o produtor de conteúdo, a letra reflete sobre “não conseguir sentir amor depois de uma desilusão: o jardim ressecou, não há mais o que possa crescer lá”.

As maiores “canetadas” de Djavan

Você pode ler todas as publicações da thread no Twitter e conferir algumas delas abaixo.

Em tempo, no ano passado, Djavan apresentou boa parte dessas músicas no show emblemático que realizou no Palco Mundo do Rock in Rio. Te contamos mais detalhes aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!