The White Stripes
Foto: Patrick Pantano / Divulgação

Parece que foi ontem, mas já faz 12 anos que o The White Stripes oficializou o fim da parceria musical de Jack White e Meg White. O encerramento do duo foi comunicado em seu site e colocou um ponto final em uma trajetória de seis discos.

Um acontecimento fora da curva na história do Rock Alternativo, o The White Stripes segue se mostrando relevante, com reedições de álbuns e a aguardada indicação ao Hall da Fama do Rock vindo literalmente um dia antes do aniversário do fim do duo.

Relembre essa trajetória abaixo!

Continua após o vídeo

The White Stripes

A formação do The White Stripes foi em 1997, em Detroit.

Numa era pré-internet, Jack e Meg capitalizavam na dúvida de seu sobrenome compartilhado. Foi assim que eles mantiveram a narrativa de que eram irmãos quando, na verdade, eram casados. O fim do casamento, porém, não impactou na carreira musical: depois do divórcio, o The White Stripes ainda teria quatro álbuns pela frente.

A imagem do duo, construída no contraste de preto, branco e vermelho, combinava com a urgência do seu som. Musicalmente, Meg e Jack bebiam de forma competente da linguagem do rock de garagem, do blues e do punk.

A discografia iniciada em 1999, com a estreia homônima, seguiu num ritmo constante: De Stijl, White Blood Cells, Elephant, Get Behind Me Satan e, por fim, Icky Thump, de 2007.

Mas, é claro, não parou por aí. Em 2010, saiu o registro ao vivo Under Great White Northern Lights. Em 2021, foi lançada uma edição especial de White Blood Cells. E, em 2023, o icônico Elephant celebra seu 20º aniversário.

Continua após o vídeo

A despedida

O comunicado no site da banda, publicado em 02 de fevereiro de 2011, jogava limpo com os fãs:

O motivo não se deve a diferenças artísticas ou falta de vontade de continuar, ou mesmo qualquer questão de saúde, pois Meg e Jack estão se sentindo bem e gozam de boa saúde. É por uma miríade de razões, mas principalmente para preservar o que é bonito e especial sobre a banda e para que permaneça dessa forma.

Digno! A última apresentação, de fato, havia ocorrido em 2009, no talk show de Conan O’Brien.

Jack White e Meg White

Agora, os fãs de The White Stripes podem se manter ocupados tentando acompanhar os múltiplos projetos de Jack White, incluindo sua sempre movimentada carreira solo e a gravadora Third Man Records.

No que diz respeito a Meg, é melhor nem esperar nenhuma novidade: em uma entrevista de 2014, quando foi questionado se ainda falava com ela, o próprio Jack definiu a ex-esposa como “eremita” e disse achar que “ninguém fala com Meg”.

Aproveitando os 20 anos do álbum, solte o play em Elephant logo abaixo e entre num túnel do tempo com a gente!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!