The White Stripes - Elephant

Um dos álbuns mais importantes do Rock no século XXI irá ganhar uma versão deluxe no fim de janeiro. O quarto disco do The White Stripes, Elephant, está completando 20 anos de lançamento em 2023.

Por isso, Jack White acaba de anunciar Elephant XX, nova mixagem em mono do álbum feita por ele ao lado de Bill Skibbe, produtor e parceiro na sua gravadora Third Man Records.

O relançamento também terá material inédito, incluindo quatro compassos extras no final do mega-hit “Seven Nation Army”, versos extras na música “Girl, You Have No Faith In Medicine” e versões demo de “Hypnotize” e “You’ve Got Her In Your Pocket”.

O disco será prensado em vinil branco e vermelho. Além disso, o box inclui DVDs com um show no Japão em 2003, uma entrevista inédita com Jack e Meg White e um livro de 28 páginas com fotos, manuscritos e pôsteres.

Vamos relembrar a importância de Elephant para o revival do Rock Alternativo no início dos anos 2000?

Continua após o vídeo

Como o The White Stripes “furou a bolha” do Rock

É praticamente consenso que Elephant é o álbum mais importante do The White Stripes, banda que teve uma trajetória relativamente curta entre 1997 e 2011, mas lançou seis discos explosivos.

O quarto trabalho de Jack e Meg White também é considerado um dos melhores do novo milênio e responsável pelo revival do Garage Rock e Blues Rock, furando a bolha e chegando ao mainstream graças a sucessos como “Seven Nation Army”.

A faixa que abre o disco tem um riff simples como só os gênios da guitarra sabem fazer, é uma das primeiras coisas que os jovens aprendem a tocar no instrumento e ainda se tornou um hino esportivo, como o TMDQA! explicou neste artigo especial.

Ao adicionar mais linhas de baixo e sintetizador ao seu tradicional formato guitarra-bateria, a banda garantiu o sucesso comercial. Elephant chegou ao topo das paradas britânicas, ficou em sexto lugar nos Estados Unidos e venceu o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa em 2004.

E muito desse sucesso também se deveu aos clipes icônicos para outras grandes músicas.

Continua após o vídeo

LEIA TAMBÉM: Há exatos 14 anos, The White Stripes dava adeus em clima de velório

Clipe icônico foi dirigido por Sofia Coppola

Depois de “Seven Nation Army”, o segundo single escolhido para Elephant foi “I Just Don’t Know What to Do With Myself”, versão do clássico dos anos 60 composto por Burt Bacharach e Hal David.

O vídeo da música, todo em preto e branco, foi dirigido simplesmente por Sofia Coppola e é estrelado pela supermodelo Kate Moss, que dança ao redor de um tablado e de um pole usando apenas uma lingerie preta.

Já o terceiro single foi “The Hardest Button to Button”, que também ganhou um clipe inesquecível dirigido por Michel Gondry. O vídeo mostra Jack e Meg White pelas ruas de Nova Iorque se “transportando” entre vários instrumentos a cada batida da música.

Continua após o vídeo

Para a gravação, foram usadas 32 baterias, 32 amplificadores e 16 pedestais de microfone, todos idênticos. Após a produção, os equipamentos foram doados para uma escola de música.

Assista abaixo ao trailer de anúncio de Elephant XX, que tem o pré-lançamento marcado para 31 de janeiro. Na sequência, ouça novamente o clássico álbum de 2003!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!