Stephen Stills deu
Reprodução/YouTube

Um dos maiores grupos de Folk de todos os tempos, o Crosby, Stills, Nash & Young teve muitas idas e vindas entre 1968 e 2015 graças a desavenças entre os integrantes. Por esse mesmo motivo, a última performance ao vivo da banda foi uma confusão.

Falecido aos 81 anos nesta quinta-feira (19) após enfrentar uma “longa doença” que não foi especificada pela família, David Crosby esteve no centro de muitos dos desentendimentos entre os parceiros, em grande parte por conta de seu jeitão — Crosby era falastrão, sarcástico e muito inteligente, mas dono de uma personalidade “briguenta”.

Esse comportamento se deu inclusive na apresentação final do grupo, história que vamos contar abaixo.

“Noite Feliz” na Casa Branca

Ela aconteceu na Casa Branca em 2015, para a cerimônia de iluminação da Árvore de Natal Nacional dos Estados Unidos. A noite também teve performances do Fall Out Boy e até do então presidente Barack Obama cantando “Jingle Bells” junto com a atriz Reese Witherspoon.

Naquele ano, Neil Young já não estava na formação da banda, e David Crosby, Stephen Stills e Graham Nash tinham a pior relação possível, o que ficou bem claro no momento que eles subiram no palco.

Crosby, não se sabe se de propósito ou não, “rouba” todas as falas que o grupo deveria dizer na introdução. Stills se irrita com a situação e atira sua palheta na direção do parceiro, que não reage mas guarda rancor pela atitude.

Então, eles começam a cantar “Silent Night” (a nossa “Noite Feliz”), música que já é melancólica por si só. Mas a aparente má vontade e até — pasmem — desafinação dos três integrantes deixa tudo mais triste ainda.

Stephen também deixa de tocar violão em alguns momentos para ajeitar o retorno em sua orelha, porque ele apresentava problemas de audição naquele período. Você pode assistir a esse momento logo abaixo.

Continua após o vídeo

Crosby, Stills, Nash & Young

Depois dessa infame performance, os músicos trocaram farpas pela imprensa e a banda nunca mais se reuniu. Anos depois, com os ânimos mais calmos, eles cogitaram algumas apresentações, mas elas não aconteceram.

Considerado uma lenda do Folk e Country Rock, David Crosby também foi o fundador do The Byrds. Com o CSNY, ele lançou 13 discos icônicos e entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll.

Fará muita falta!

LEIA TAMBÉM: O dia em que David Crosby emocionou o mundo ao cantar Pink Floyd com David Gilmour

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!