12 músicas que são indiretas para ex-namorados
Imagens: Reprodução

Recentemente, Shakira e Miley Cyrus quebraram a internet com suas novas músicas, ambas em referência aos ex-maridos, o jogador de futebol Gerard Piqué e o ator Liam Hemsworth, respectivamente.

Mas é claro que isso não é algo novo. A música Pop e Rock sempre nos presenteou com verdadeiros hinos sobre relacionamentos que não deram certo, nos ajudando no processo doloroso de um rompimento.

Quando um fã ouve seu ídolo falando sobre as dificuldades amorosas que enfrentou, ele tem a oportunidade de se relacionar, observar seus problemas sob uma nova luz e tomar atitudes diferentes.

As letras podem ser empoderadoras, com indiretas sarcásticas sobre os momentos ruins, ou sobre as emoções de ainda estar apaixonado, até mesmo implorando para o ex voltar (quem nunca?).

Abaixo, o TMDQA! separou alguns clássicos sobre términos ao longo dos anos, de Olivia Rodrigo a Gloria Gaynor, passando por No Doubt, Alanis Morissette e Justin Timberlake. Confira!

12 músicas que são indiretas para ex-namorados

Miley Cyrus – “Flowers”

No último dia 13, dia do aniversário do seu ex-marido, Miley lançou a primeira prévia do seu próximo disco, Endless Summer Vacation, previsto para março.

A faixa é como uma resposta à música “When I Was Your Man”, de Bruno Mars, que seria a preferida de Liam Hemsworth. Só que Cyrus alterou a letra para falar sobre amor próprio, sem depender de demonstrações de afeto de outra pessoa. Genial!

Shakira – “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”

Em parceria com o produtor argentino e DJ Bizarrap, a música que Shakira lançou no dia 11 de janeiro é uma indireta diretíssima!

A cantora zomba de Gerard Piqué falando sobre a ex-sogra, a nova namorada do jogador e até os problemas com a Justiça espanhola. Resultado: se tornou o clipe latino mais assistido da história do YouTube na estreia.

Alanis Morissette – “You Oughta Know”

Um dos principais singles do clássico álbum Jagged Little Pill (1995), a música é um lembrete ao ex-namorado da “bagunça que ele deixou” na vida de uma mulher antes de arranjar uma nova companheira.

Justin Timberlake – “Cry Me a River”

Em 2002, Justin estourou no mundo inteiro com o disco de estreia Justified. O segundo single do álbum fala sobre traição como uma atitude imperdoável. Em vez disso, o cantor pede que a mulher arrependida “chore um rio” de lágrimas, já que nada irá corrigir a situação. Pesado.

Kelly Clarkson – “Since U Been Gone”

Essa é uma música sobre libertação após se entregar para uma paixão que não tinha como dar certo. Depois de terminar, a pessoa “pode respirar pela primeira vez”. O single foi hit do álbum Breakaway, em 2004.

Olivia Rodrigo – “good 4 u”

Olivia Rodrigo apresentou desilusões amorosas a toda uma nova geração. Embora seja animadinha, a música do disco SOUR (2021) é pura sofrência, e fala sobre um ex que superou rápido demais enquanto a antiga parceira segue abandonada.

Gloria Gaynor – “I Will Survive”

Voltando mais de 40 anos no tempo, precisamos falar sobre esse clássico da Disco que é um verdadeiro hino sobre se fortalecer após uma relação tóxica. A letra diz que o ex “não é mais bem-vindo”, porque agora a antiga parceira “aprendeu a amar”.

Curiosamente, a música foi lançada como Lado B de outro single, mas viria a se tornar o maior sucesso da diva americana. A canção passou várias semanas no topo das paradas americana e britânica, e toca em TODOS os casamentos até hoje.

Beyoncé – “Irreplaceable”

Esse hit de 2006 de Beyoncé tem a mesma vibe da música anterior: “pegue suas coisas e saia da minha casa”. Na letra e no icônico clipe, a cantora diz que “pode arrumar outro em minutos”, e que ninguém é insubstituível.

Adele – “Someone Like You”

Voltamos para a sofrência. Nesse sucesso do álbum 21 (2011), uma ex-companheira reaparece na vida do antigo parceiro para dizer que ainda o ama, mesmo que ele já esteja casado com outra pessoa.

No Doubt – “Don’t Speak”

Lançado em 1996, o maior clássico da banda de Gwen Stefani fala sobre o exato momento do término, quando uma pessoa se recusa a ouvir as palavras duras que a outra tem a dizer: simplesmente “pare de falar porque dói demais”.

Gotye – “Somebody That I Used to Know”

Possivelmente um dos primeiros clipes virais do YouTube, esse hit de 2011 fez sucesso não apenas pelo vídeo, mas pela história de um ex-amor que atualmente não é absolutamente nada, porque uma das pessoas fez questão de cortar laços e “fingir que nada aconteceu”.

Ariana Grande – “thank u, next”

Pra fechar a lista, uma música que tem todos os exemplos em uma só! Em seu álbum que tem esse mesmo título, de 2019, Ariana cita o nome de vários ex-namorados (inclusive Mac Miller) para dizer que aprendeu um pouco com cada um.

Ela se diz grata pelas relações que passaram, que hoje é uma mulher melhor e está pronta para a próxima. Rainha!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!