Pelados
Foto por Helena Zilbersztejn

Foi Mal é o novo álbum da Pelados, nome interessantíssimo da nova safra independente de São Paulo. O disco, que chega pela Matraca Records, foi produzido pelo próprio grupo e apresenta uma fritação sonora das melhores, dessas difíceis de rotular.

No total são 13 faixas inéditas, incluindo o single “nunca sozinha, sempre mal acompanhada” e “mesmasmesmasmesmas“. Construído durante o período pandêmico, quando a banda passou a organizar encontros online para discutir música, Foi Mal foi gravado no Estúdio Orgânico — onde o tecladista Lauiz vive e trabalha.

Por semanas a fio, a Pelados desenvolveu o novo trabalho de modo coletivo, baseados em muitos palpites e colaborações mútuas. No entanto, ainda que feito sob uma energia leve e pra cima, Foi Mal, como o próprio título indica, traz em suas temáticas uma certa dose de melancolia que transita por um clima alegre e brincalhão.

Kélanie

Kélanie
Foto: Divulgação

A multiartista afro-indígena Kélanie apresenta o seu EP de estreia: mundo. O disco aborda sua jornada de autodescoberta e retorno a si mesmo através da exploração do mundo interno e externo, físico e emocional. Um trabalho sobre língua, tradução, identidade e cultura.

Lançado pelo selo Bolo de Rolo, o registro conta com 6 faixas inéditas e bilíngues (inglês e português). As músicas são escritas pela artista em freestyle misturando R&B alternativo, groove e soul. Flertando ainda com o pop, Kélanie busca um som íntimo, sensorial e com intenção de cura:

O ep fala de um processo difícil e universal que é desconstruir tudo que você aprendeu na primeira parte da sua vida e reconstruir baseado na exploração pessoal e íntima, fortalecendo o senso próprio de existência e canalizando o poder divino e espiritual livre de narrativas religiosas.

MULAMBA

Mulamba
Foto por Fábio Setti e Tamara dos Santos

Atração confirmada para o Lollapalooza Brasil 2023, a banda curitibana MULAMBA segue divulgando o seu elogiado álbum Será Só Aos Ares. Depois de lançar visualizers com tradução em libras para as faixas do disco, o grupo revela o aguardado videoclipe de “Dandara” — anunciado inicialmente para Março de 2022.

A canção, que conta com as participações de Os CaramelowsMEL (ex-Banda Uó) e Agnes, homenageia Dandara dos Santos, mulher trans nordestina assassinada brutalmente por 6 homens em Fevereiro de 2017. Dandara morreu no Brasil, o país que mais mata pessoas transexuais — de acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

Buscando ser um respiro, um olhar interno que reflete uma luz no fim do túnel em uma realidade complicada, o clipe narra uma trajetória lúdica daquela que se tornou um símbolo da luta contra a transfobia. A produção, toda em animação, traz ilustrações feitas à mão pela artista visual Bruna Pereira. O roteiro é de Agnes Ignácio.

Loov-U

Loov-U
Foto por Bernardo Coelho

Loov-U abre suas feridas e encara as dores de um término de relacionamento em seu novo single: “Second Chance“. Na novidade, já disponível nas plataformas digitais, o DJ e produtor versa sobre os sentimentos que insistem em permanecer no coração.

Quase como uma súplica para que tudo volte a ser como era antes, “Second Chance” é sobre esquecer os erros cometidos e recomeçar do zero. A música apresenta uma pegada mais acústica em comparação aos seus lançamentos anteriores e Loov-U espera emocionar aos ouvintes.

Alex Calderon, o jovem por trás do projeto, tem apenas 17 anos e passou pelo seu primeiro término de relacionamento. O luto vem resultando em dezenas de composições onde o músico explora a dor e o turbilhão de sentimentos que se experiência em um momento como esse.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!