Mulamba
Foto por Luciana Petrelli

Preparando o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, a banda curitibana MULAMBA dá mais um passo em direção ao trabalho com o lançamento do single “Dandara“.

Com as participações de Os Caramelows, MEL (ex-Banda Uó) e Agnes, a música homenageia e leva o nome de Dandara dos Santos, mulher trans nordestina que, em 15 de Fevereiro de 2017, foi espancada com pedras e paus antes de ser assassinada a tiros.

Dandara morreu no Brasil, o país que mais mata pessoas transexuais segundo levantamento divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

MULAMBA e a luta da comunidade LGBTQIA+

Durante toda a sua trajetória, a Mulamba nunca poupou esforços para somar forças à luta e à visibilidade da comunidade LGBTQIA+ através de suas músicas. No novo single, não seria diferente. “Dandara” traz pautas como transcidadania, políticas públicas combativas ao genocídio da comunidade trans, cultura, diversidade, acessibilidade e equidade.

O sexteto reforça a importância de fomentar debates e celebrar não só o mês internacional da memória trans bem como o direito à vida dessas pessoas.

Continua após a música

LEIA TAMBÉM: Dia da Visibilidade Trans: 16 artistas da música brasileira para você conhecer e acompanhar

Clipe de “Dandara” e Novo Álbum

A música receberá um videoclipe em animação, com ilustrações feitas à mão pela artista visual Bruna Pereira e roteiro de Agnes Ignácio, narrando uma trajetória lúdica de Dandara, símbolo da luta contra a transfobia.

A produção é um exercício de imaginação: se Dandara não tivesse sido assassinada brutalmente por 6 homens em 2017 e ainda assim déssemos atenção à vida dela, que cenas substituiriam a do assassinato? A obra será revelada no próximo dia 15 de Março, no canal da MULAMBA no YouTube.

Já o novo álbum do grupo tem seu lançamento aguardado para Maio de 2022. A MULAMBA promete trazer referências de memórias, fundindo texturas organossintéticas e exaltando brasilidade. A banda segue com uma linguagem poética e performance potente.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!