NPKN - Let Go All The Pressure

Quem nos acompanha já deve ter visto as carinhas de Kim e TTana, da NPKN, por aqui.

O duo brasileiro/argentino foi repórter por um dia para o TMDQA! e cobriu o festival Lollapalooza, em Chicago, que aconteceu em Julho do ano passado após o fim do isolamento social nos Estados Unidos. Tá lembrado? Pois é, durante essa viagem pelos EUA, elas visitaram 14 cidades e deram início ao projeto Amor Aventura e Música.

Pouco mais de um ano depois, a banda, formada por Kimberlly Arce (piano e synths) e Nattana Alvarenga (voz e guitarra) lança amanhã (10) “Let Go All The Pressure”, música produzida, mixada e masterizada por Lucas Silveira (Fresno), que você já pode ouvir aqui no TMDQA! com exclusividade. Com composição de Kim e TTana, o single chega com videoclipe dirigido por Mô Bertuzzi em uma linguagem imersa em referências dos anos 90.

Você pode ver o vídeo logo abaixo.

Continua após o vídeo

Como parte do projeto Amor Aventura e Música, ao longo do próximo ano serão lançados dois EPs, uma minissérie e um álbum deluxe. “Let Go All The Pressure” é parte do EP Amor, que terá cinco faixas e revelou em 2021 o primeiro single, “Vente Conmigo”, filmado em Atlanta, uma das cidades americanas integrantes da tour que as artistas fizeram e que é o fio condutor do projeto. Afinal, a jornada que viveram pelos EUA não só deu vida às composições do álbum, como também originou a minissérie produzida, idealizada e dirigida por elas, que conta o dia a dia de mais de 40 dias em um motorhome acompanhadas somente de Tyler, o cachorrinho.

Kim conta que, seguindo a ordem de lançamentos alinhada à sequência das cidades visitadas, Let Go All The Pressure foi inspirada pela segunda parada da viagem: Nashville, Tennessee, terra de artistas como Paramore, Miley Cirus e Justin Timberlake.

Sobre o tema da canção, TTana explica:

Estamos falando sobre amor próprio, sobre como precisamos nos colocar como prioridade nas nossas vidas antes de tudo. Muitas vezes a gente se diminui para tentar se encaixar no que o outro espera e isso não está certo. Temos que dar prioridade para a nossa felicidade, dar prioridade para o que nos faz sentir bem.

NPKN e o Amor Próprio

Amor próprio também foi o tema que inspirou o vídeo, que é fruto de uma colaboração coletiva iniciada pelas artistas que deram a linha inicial ao roteiro, que ganhou vida pelo olhar e idealização da diretora Mô Bertuzzi.

Filmado em São Paulo, por uma equipe majoritariamente composta por mulheres, a narrativa conta a jornada de uma garota, e sua frustração ao lidar com os padrões impostos pela sociedade em termos relacionais, que acabam afetando não só a autoestima como também estimulando a permissividade à terceiros, criando obstáculos para o estímulo do amor-próprio. A situação é ilustrada pela saga de uma jovem, ao passar por inúmeros encontros, até chegar a seu par ideal: ela mesma.

A atriz Bruxa Profana-Latino Americana, escalada como protagonista, somou na construção da personagem, segundo a diretora Mô:

Ela sugeriu que a ação de libertação da personagem fosse o ato de usar o pente afro no cabelo e abrir o black power. Além de ser maravilhosa como atriz, enriqueceu o vídeo com sua verdade e história, podendo assim inspirar ainda mais pessoas por aí.

O time audiovisual contou também com a diretora de arte Rebeca Oliveira, responsável por transformar o quarto da personagem principal em um altar adolescente dos anos 90, rodeado de CD’s, pôsters e objetos de cena da época. A série Euphoria também serviu de referência para a construção do ambiente, que embora inspirado na produção americana, também trouxe elementos da cultura brasileira.

Já para a capa do single, o artista visual Rafael Moreno usou como base fotografias reais da viagem que a dupla fez pelos Estados Unidos.

Amor Aventura e Música

Amor será o título do primeiro EP, Aventura o segundo e o álbum deluxe vai se chamar Música. Sobre o significado de cada palavra no título, Kim explica:

Quando estávamos pensando em um nome para dar ao projeto surgiram diversas ideias, mas nós queríamos MUITO algo para sintetizar de forma simples o que estávamos prestes a viver, sem deixar de destacar quem somos e o que fazemos. Assim veio a ideia de Amor, Aventura e Música, para traduzir tudo isso: O ‘Amor’ é literalmente o amor que temos uma pela outra, e também pelo nosso filhote Tyler, destacando inclusive de forma direta que somos duas minas, um casal que AMA viver experiências novas, e que é livre sim toda forma de amor. O ‘Aventura’ é a viagem, a loucura de se jogar nas estradas, nós duas sozinhas dirigindo um baita trailer e camionete, atravessando um país inteiro, por volta de quase dois meses. E o ‘Música’ representa o que mais amamos fazer, é o que viemos fazer neste mundo. Poder externalizar nossos sentimentos, nossos pensamentos, nossas ideias e experiências e transformar em música, onde outra pessoa possa ouvir e se conectar de alguma forma. As canções que estão em todos os lugares e nos influenciam direta e indiretamente. A capacidade que os lugares têm de nos inspirar a criar algo novo.

Importante: Kim e TTana só deram início à viagem depois de tomarem todas as doses da vacina de proteção contra a COVID-19.

Rooftop Party

Essa é pra quem estiver em Joinville (SC) no próximo dia 19! A partir das 15h, na Mansão Rooftop – rua Plácido Afonso Rausis, 298 Nova Brasília -, vai rolar a 3a edição da Rooftop Party, festa promovida por Kim e TTana desde 2018 que reúne música, além de uma feirinha com diferentes produtos em exposição. As edições anteriores tiveram lotação máxima.

Para este ano os parceiros já confirmados são: Gessica Ramos Tatoo, Me Leva Desapego Brechó, Feira de Plantas e Crochê da Dona Tina e Achei Incrível Bazar. Além de show da NPKN, vai rolar também DJ set com Duda Maiolini (Banda HORNEY) e Nathalia Goerz. No repertório, Kim e TTana prometem apresentar algumas das novas músicas que serão lançadas em breve – ingressos aqui.

FICHA TÉCNICA

Música

Composição: Nattana Alvarenga e Kimberlly Arce
Produção: Lucas Silveira
Mix e Master: Lucas Silveira
Selo: Loop Discos
Arte da Capa: Rafael Moreno
ID Visual e Direção de Arte: Jessica Niehues e Karina Oliveira
Assessoria: Café 8 Comunicação

Vídeo

Roteiro – NPKN
Direção – Mô Bertuzzi
Diretor de fotografia – Lucci Antunes
Produção executiva – Lais Leite
Direção de arte – Rebeca Oliveira
Figurino – Karina Oliveira
Make up artist – Laila Tavares
Montagem – Mô Bertuzzi
Correção de cor – Mô Bertuzzi e Lucci Antunes
Finalização – Lucci Antunes
Assistente de direção – Pietro Godinho
Assistente de figurino / Atriz 4 – Flor Gogniat
Chefe de elétrica / maquinaria – Marciel Anser Bueno
Atriz principal – Bruxa Profana Latino-Americana
Ator 2 – Matheus Andrighi
Atriz 3 – Jozefa Da Silva
Contrarregra – Jorge Aguiar
1 AC – Marilia Correia
2 AC / logger – Gabriela Guarda
Assistente de elétrica / Maquinária – Baltazar De Lima
Assistente de produção – Pryscylla da Costa Sabino
Design – Helena Henneman
Catering – Helipa Gastronomia
Locação (casa) – Sabrina Homrich e Pado
Transporte de equipamentos – Pado
Backstage – Nicole Alvarenga
Estratégia / Tráfego – Jessica Niehues
Assessoria de imprensa e social media – Café8 Comunicação

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!