Ataque aéreo em Mianmar

Pelo menos 60 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em um ataque aéreo militar no momento em que acontecia um festival de música no estado de Kachin, ao norte de Mianmar.

Como informou a Al Jazeera, o evento contou com apresentações dos famosos cantores Kachin Aurali e Galau Yaw Lwi, que supostamente estão entre as vítimas do atentado realizado por três jatos da força aérea de Mianmar.

Imagens compartilhadas nas redes sociais pela Burma Campaign UK, que afirma que os registros são do local do festival, mostram um cenário de destruição. Um músico de Kachin, que pediu anonimato, disse (via MixMag):

Perdemos nosso povo, nossos artistas e nossos irmãos e irmãs. Nunca esquecerei essa ação feia e eles têm que pagar por isso.

Que tristeza! Confira o vídeo da devastação no local ao final da matéria.

Festival de música em Mianmar sofre ataque aéreo

O festival celebrava o 62º aniversário desde a fundação da Kachin Independence Organization (KIO), um grupo separatista formado por pessoas da etnia Kachin que resistiram ao golpe dos militares no país que fica no sudeste asiático.

Atualmente, Mianmar é governado por uma junta militar que derrubou o governo democraticamente eleito da Liga Nacional para a Democracia em um golpe de estado que começou em 1º de fevereiro de 2021 e vem resultando na morte de ativistas e manifestantes pró-democracia.

Dados do grupo de direitos humanos Associação de Assistência a Presos Políticos indicam que pelo menos 2.370 pessoas foram mortas e mais de 15.900 presas desde que a junta de Mianmar assumiu o país.

O relatório da Al Jazeera afirma que aviões de observação foram usados ​​pelos militares de Mianmar para atingir a região e convocar ataques aéreos e de artilharia, fazendo com que as pessoas, inclusive, ficassem com medo de acender as luzes à noite.

O ataque no evento de música foi condenado pelo Governo de Unidade Nacional exilado, reconhecido pelo Parlamento Europeu como o governo legítimo de Mianmar.

LEIA TAMBÉM: “Negro Drama”: Seu Jorge entoou clássico dos Racionais MC’s em show onde sofreu ataques

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!