Rvssian, artista da Jamaica que se posicionou contra a censura de músicas sobre drogas e crimes

Músicos da Jamaica expressaram seu descontentamento depois que a Comissão de Radiodifusão do país anunciou a proibição de conteúdos musicais que “glorificam atividades ilegais”, como o uso de drogas e armas.

De acordo com um comunicado divulgado pelo órgão, a nova medida foi criada para reforçar seu compromisso de “manter as ondas de rádio livres de conteúdo nocivo, dado o importante papel que a mídia tradicional ainda desempenha como agente de socialização” (via Vice). Outro trecho da mensagem disse:

O uso de ondas de rádio públicas para transmitir músicas que promovem/glorificam atividades ilegais pode dar a impressão errada de que a criminalidade é uma característica aceita da cultura e sociedade jamaicana.

Também poderia involuntariamente dar apoio ao desengajamento moral e normalizar ainda mais a criminalidade entre os jovens vulneráveis ​​e impressionáveis, e a demografia de jovens adultos.

A nova decisão, que não se aplica a plataformas de conteúdo digital, foi criticada por músicos do país que apontaram que os assuntos banidos são reflexos de suas realidades.

Jamaica proíbe músicas sobre drogas e crimes

A Jamaica enfrenta altos níveis de crimes violentos e regularmente é classificada como um dos países mais perigosos das Américas.

Romeich, um músico jamaicano e executivo da área do entretenimento, usou suas redes sociais para questionar a proibição. Ele escreveu:

Embora eu entenda por que as pessoas se sentem assim, mesmo que eu não concorde com a glorificação de armas ou qualquer uso de qualquer droga, não podemos impedir os criativos (artistas) de cantar sobre o que veem ao seu redor ou cresceram ao redor. Você vai banir Apple Music, Spotify, SoundCloud e outras plataformas onde as mesmas pessoas têm o mesmo acesso às mesmas músicas?

Nos comentários da publicação, o famoso artista local Rvssian, que já colaborou com grandes nomes da música mundial, disse:

Ainda bem que não precisamos mais de rádio. Não me lembro dos últimos royalties que eles me pagaram.

Segundo o comunicado, a Comissão de Radiodifusão decidiu banir letras que promovem ou glorificam crimes como “fraude, uso de drogas ilegais, uso de armas e outras armas ofensivas para perpetrar ações prejudiciais/ilegais e ‘jungle Justice’”

O último é uma frase comum usada na Jamaica e em outros países para se referir à retribuição ou justiça vingativa, que muitas vezes é realizada por multidões enfurecidas.

Esta não é a primeira vez que a indústria da música é parada na Jamaica por alguma censura definida pelo governo local. Em 2009, a Comissão proibiu letras sexualmente explícitas, mas as sanções foram aplicadas poucas vezes ao longo dos anos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!